Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1406
Título: Conflitos identitários em a última tragédia de Abdulai Sila
Autor(es): Pereira, Aldaneide Silva
Palavras-chave: Identidade
Conflito
Guiné-Bissau
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Este trabalho pretende mostrar que o ser nacional não é assunto tratado claramente pelos estudiosos na Guiné Bissau, no entanto o pensamento identitário, a busca ou afirmação da identidade, individual ou coletiva é frequentemente tratada na literatura guineense, à luta constante de um povo em defesa de suas tradições mesmo sob o domínio colonizador. Numa tentativa de compreender as raízes e do porque das experiências humanas no território nacional, o romance A ultima tragédia, de Abdulai Sila, segue essa linha na narrativa que conta a história de Ndani que em meio a acontecimentos trágicos, não perdeu sua identidade. Assim como o Régulo de Quianhamel que impõe ao colonizador ser tratado com respeito, ao Professor, que aos poucos ultrapassa a estreiteza do pensamento discriminatório dos missionários, reconhecendo os valores tradicionais de seu povo. Abdulai Sila relata a violência dos portugueses armados com o chicote ”civilizador”, que surrupioulhes a língua, as crenças e tradições. A técnica de pesquisa é qualitativa e bibliográfica inserida nos estudos de contextualização, histórico e cultural e na análise das teorias seguidas de discussões e seminários. Para a organização teórica e analítica do trabalho, nosso apoio teórico serão os estudos de Hall(2005), Augel (2007), Silva(2000) e Fanon (2008).
Descrição: PEREIRA, A. S. Conflitos identitários em a última tragédia de Abdulai Sila. 2010. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1406
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldaneide Silva Pereira.pdfAldaneide Silva Pereira261.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.