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dc.contributor.authorNunes, Jonhkarles de Menezes-
dc.date.accessioned2013-08-01T17:53:38Z-
dc.date.available2013-08-01T17:53:38Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.otherCDD 372.890 44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1407-
dc.descriptionNUNES, J. de. M. A lei 11.645/08 e o ensino de história afro-brasileira e indígena na educação básica. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia surge do projeto de pesquisa (PIBIC/PROPESQ/UEPB), que tem por objetivo discutir a Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, instituído pela Lei 11.645/08, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e culturas Africanas, afro-brasileira e indígena nos currículos escolares da educação básica. O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira, e busca refletir sobre as dificuldades do professor de história para abordar a temática Afro-brasileira e indígena na sala de aula. A discussão dessa temática tem como fundamento a lei nº. 11.645 no qual determina que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. Essa lei tem o objetivo de promover uma educação, que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. Observamos quais fatores podem contribuir para o não cumprimento das determinações da referida Lei, como a formação acadêmica, além dos tipos de recursos didáticos utilizados na escola para o tratamento da temática em questão. Nosso principal objetivo é perceber de que forma o professor tem trabalhado as questões ético-raciais na educação básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rosilda Alves Bezerrapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHistória - ensinopt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectLei 11.645/08pt_BR
dc.titleA lei 11.645/08 e o ensino de história afro-brasileira e indígena na educação básicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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