Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14097
Título: O convento Ipuarana como fator de ocupação e expansão/urbana do município de Lagoa Seca – PB
Autor(es): Daniel, Fernandes
Palavras-chave: Espaço urbano
Convento Ipuarana
Ocupação urbana
Lagoa Seca - Paraíba
Data do documento: 20-Out-2016
Resumo: Este artigo tem como objetivo geral analisar a formação do espaço urbano da cidade de Lagoa Seca – PB e explanar um pouco da História política e econômica da cidade, bem como o seu potencial turístico-religioso, que teve início no período de 1938-1964 com a construção do convento Ipuarana, marcando assim a potencialidade religiosa, fato marcante para o crescimento da cidade até os dias de hoje. Sua pujança teve início antes de 1938, já que a pequena Vila era corredor de antigos tropeiros que traziam mercadorias para serem vendidas na cidade de Campina Grande – PB. Transformada em Vila, o povoado começou a ser habitado, em seguida foi construída, em cima de um morro, uma modesta capela que depois fora transferida para o centro do povoado. Com a construção do seu primeiro e imponente prédio que é a Igreja Matriz. Com sua religiosidade marcante, aquele povoado logo se engajara na construção do Convento Ipuarana. Além do Colégio Marista, e seu principal ponto turístico, que é a imagem da Virgem dos Pobres, trazida por padres alemãs, roteiro principal da fé e da religiosidade do povo lagoasequense.
Descrição: FERNANDES. D. O convento Ipuarana como fator de ocupação e expansão/urbana do município de Lagoa Seca – PB. 2016. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14097
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - DANIEL FERNANDES.pdf560.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.