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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14104
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Aridelson Joabson Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T14:13:34Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T14:13:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-05-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.24 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14104 | - |
dc.description | OLIVEIRA, A. J. A. de. Vygotsky, teoria da mediação e o computador: um diálogo possível promovendo o desenvolvimento humano. 2017. 58f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano e Educação Escolar) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Biologia, em especial os conceitos de genética, deve ser trabalhado de forma a construir cidadãos mais críticos e autônomos em seus pensamentos. Aliar esses conceitos ao uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem se faz necessário, tornando-se uma alternativa pedagógica viável para suprir as dificuldades existentes. A interação do professor em tais práticas é fundamental para motivar seus alunos a mudarem suas maneiras de estudar, usando os recursos midiáticos, além do entretenimento, transformando a escola em um ambiente de construção do saber. Do contexto dessas discussões emergiu esse estudo, realizado através da teoria de mediação, do sociólogo russo Lev Semenovitch Vygotsky, tendo como meta a promoção do desenvolvimento das funções psicológicas superiores na educação escolar, a partir da inserção de um jogo computacional livre, hospedado na rede mundial de computadores promovendo as possíveis interações (aluno / conhecimento próprio, aluno / computador e aluno / aluno). Para se atender às exigências do objetivo desta pesquisa, se fez necessário realizar uma intervenção colaborativa, caracterizada como uma pesquisa-ação na prática pedagógica do docente e também pesquisador, para que se criasse o ambiente adequado na execução da tarefa, da intervenção e a consequente busca de dados em torno do objeto de estudo. O estudo ocorreu na Escola Estadual Irineu Joffily em Esperança, com a turma de 3ª série A, manhã, no período de Fevereiro a Abril de 2015, durante as aulas de genética. Os resultados apontam para a necessária utilização de recursos tecnológicos no cotidiano, como ferramentas cognitivas, que são eficientes na promoção dos aspectos cognitivos e socializadores do conhecimento para a aprendizagem e desenvolvimento humano dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lúcia Serafim | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Funções psicológicas superiores | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Padrões hereditários dos Scoisos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de genética | pt_BR |
dc.title | Vygotsky, teoria da mediação e o computador: um diálogo possível promovendo o desenvolvimento humano | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - DHEE - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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