Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14105
Título: A paideia em Platão: o cidadão como legislador da cidade de si
Autor(es): Silva, Rafael Bruno Gomes da
Palavras-chave: Paideia
Cidadania
Platão
Diálogo platônico
Data do documento: 11-Abr-2017
Resumo: O presente trabalho monográfico se volta a uma análise aprofundada do conceito de cidadão e cidadania presentes no pensamento de Platão. De início, buscamos discorrer sobre o que o filósofo de Atenas entende por cidadania, levando em conta as circunstâncias de então. Em seguida, mergulha no universo platônico, identificando na Paideia – a formação cultural do ser humano – as propostas educacionais necessárias à formação não só do cidadão, mas também de um possível legislador, que legislaria não só para a cidade, mas para esta a partir de si. Para tal propósito, o trabalho debruça-se sobre a importância do ensino da Mìmesis e da Peithó, bem como da música e da ginástica, presentes no diálogo Leis escrito por Platão em sua da maturidade.
Descrição: SILVA, R. B. G. da. A paideia em Platão: o cidadão como legislador da cidade de si. 2017. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14105
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Bruno Gomes da Silva.pdf30.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.