Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14117
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Roberto Eleutério da-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:18:51Z-
dc.date.available2017-08-25T14:18:51Z-
dc.date.issued2016-04-19-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14117-
dc.descriptionSILVA, J. R. E. da. Processo avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractA avaliação é de extrema importância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem devendo ser desenvolvida de forma complementar. Na realização do processo avaliativo se faz necessário a utilização de um leque de instrumentos que, por sua vez, permitirão a construção de análises relevantes do nível de aprendizagem em que se encontram os alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como é realizado a avaliação da aprendizagem na disciplina de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza em Montadas – PB, identificando qual a concepção que os membros da comunidade escolar possuem sobre o tema avaliação no ensino de Geografia. Para tanto foi realizado levantamento bibliográfico de autores que discutem a temática em questão, dos quais destaca-se Luckesi (2003) e Pontuschka (2007) dentre outros. Desenvolveu-se ainda observação durante as aulas da disciplina e a aplicação de questionários a comunidade escolar. Dentre os resultados obtidos foi possível encontrar alguns problemas no processo de ensino e aprendizagem, assim como a falta de uma concepção clara sobre a avaliação em Geografia pelos profissionais da comunidade escolar. Foi possível concluir que a avaliação está sendo realizada de forma pontual e quantitativa levando a uma classificação dos alunos por meio da obtenção de uma nota, sendo esta considerada como o único parâmetro de medição do caráter positivo ou negativo quanto ao nível de aprendizagem por parte dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marluce Silvinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleProcesso avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Roberto Eleutério da Silva.pdf12.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.