Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Roberto Eleutério da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T14:18:51Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T14:18:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14117 | - |
dc.description | SILVA, J. R. E. da. Processo avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PB. 2016. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | A avaliação é de extrema importância para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem devendo ser desenvolvida de forma complementar. Na realização do processo avaliativo se faz necessário a utilização de um leque de instrumentos que, por sua vez, permitirão a construção de análises relevantes do nível de aprendizagem em que se encontram os alunos. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é analisar como é realizado a avaliação da aprendizagem na disciplina de Geografia da Escola Municipal de Ensino Fundamental Erasmo de Araújo Souza em Montadas – PB, identificando qual a concepção que os membros da comunidade escolar possuem sobre o tema avaliação no ensino de Geografia. Para tanto foi realizado levantamento bibliográfico de autores que discutem a temática em questão, dos quais destaca-se Luckesi (2003) e Pontuschka (2007) dentre outros. Desenvolveu-se ainda observação durante as aulas da disciplina e a aplicação de questionários a comunidade escolar. Dentre os resultados obtidos foi possível encontrar alguns problemas no processo de ensino e aprendizagem, assim como a falta de uma concepção clara sobre a avaliação em Geografia pelos profissionais da comunidade escolar. Foi possível concluir que a avaliação está sendo realizada de forma pontual e quantitativa levando a uma classificação dos alunos por meio da obtenção de uma nota, sendo esta considerada como o único parâmetro de medição do caráter positivo ou negativo quanto ao nível de aprendizagem por parte dos alunos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Marluce Silvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Processo avaliativo em geografia: análise a partir da Escola Municipal Erasmo de Araújo Souza, Montadas - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Roberto Eleutério da Silva.pdf | 12.88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.