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dc.contributor.authorSousa, Evandro Raposo-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:20:08Z-
dc.date.available2017-08-25T14:20:08Z-
dc.date.issued2016-05-06-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14121-
dc.descriptionSOUSA, E. R. O ensino de geografia e a educação especial/inclusiva: o caso dos alunos com necessidades especiais visuais em Campina Grande - PB. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractEntre os muitos problemas enfrentados pela educação formal Brasileira nos dias atuais destaca-se a questão da inclusão escolar. É nesse momento que muitos profissionais atuantes no âmbito educacional buscam por soluções práticas para tal problemática. Nessa perspectiva, esse trabalho surge com a necessidade de trazer para o cenário da Educação Geográfica essa discussão, especialmente o caso dos alunos que possuem necessidades visuais ou baixa visão. A investigação buscou conhecer se realmente ocorre a tão almejada inclusão escolar nas instituições de ensino regular e como tais discentes estão sendo letrados geograficamente. A metodologia escolhida para realização dessa pesquisa, tem como norteamentos buscar no processo histórico da educação especial/inclusiva, respostas objetivas através de investigações calcadas em documentos e referenciais teóricos pertinentes ao assunto, e por meios de entrevistas realizadas com profissionais envolvidos com essa temática a partir de vivências sucedidas na escola Estadual Senador Argemiro de Figueiredo localizado na avenida Dr. Elpídio de Almeida 25 – no bairro do Catolé e no Instituto dos Cegos situado na rua Pedro Leal no bairro da Estação Velha, ambos pertencentes a cidade de Campina Grande PB, sendo esta uma pesquisa qualitativa. Buscou-se esclarecer como e quais artifícios didáticos e pedagógicos o professor de Geografia tem como base para efetuação do processo ensino/aprendizagem. Nem sempre este profissional dispõe de infraestrutura adequada e nem de materiais didáticos voltados ao ensino de Geografia para esse tipo de clientela, outro problema detectado está na formação docente, pois são poucos os treinamentos especializados que eles dispõem para melhorar sua prática docente. Faz-se necessário dar vez e voz aos docentes que trabalham para transformar a educação num instrumento verdadeiramente inclusivo e emancipatório, para os múltiplos sujeitos, atendendo também aos alunos que possuem necessidades especiais, como é o caso dos que possuem deficiência visual, para se ter uma melhoria não só o ensino de Geografia, mas junto a todas as disciplinas, por meio da efetivação das Políticas Educacionais, tornando o aluno com necessidades especiais um cidadão e capaz de pensar e agir em todas as suas esferas espaciais da sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Juliana Nóbrega de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.titleO ensino de geografia e a educação especial/inclusiva: o caso dos alunos com necessidades especiais visuais em Campina Grande - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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