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dc.contributor.authorFreitas, Vanessa da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:36:41Z-
dc.date.available2017-08-25T14:36:41Z-
dc.date.issued2016-07-25-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14135-
dc.descriptionFREITAS, V. da S. Cartografia no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso é fruto das atividades desenvolvidas a partir do Subprojeto Geografia, integrante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIIBID/UEPB, cujas práticas pedagógicas foram desenvolvidas na Escola Estadual São Sebastião, situada no Bairro do Alto Branco, cidade de Campina Grande, PB. O projeto de intervenção e/ou colaboração intitulado “Construção/desconstrução e reconstrução dos conhecimentos cartográficos mediante o espaço vivido, foi desenvolvido nos anos letivos de 2014 e 2015, com alunos do 1º ano do Ensino Médio, mostrando a significância do trabalho com a Cartografia, que é pouco investigada pelos professores no contexto das aulas. Tal projeto teve como objetivos geral a construção de leitores críticos de mapas, a partir das aulas de Geografia, trabalhando com três categorias geográficas: Espaço Geográfico, Paisagem e Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da cartografia, voltada à representação espacial. Mediante o exposto, o presente trabalho tem como objetivos específicos analisar como se deu tal experiência em âmbito escolar, a partir do trabalho com o processo de alfabetização cartográfica, buscando-se colaborar com a construção das noções espaciais dos alunos, formando leitores críticos por meio da compreensão e utilização das linguagens dos mapas, assim como de mapeadores conscientes, a partir da utilização dos mapas mentais construídos pelos alunos, possibilitando uma discussão sobre o espaço urbano local, ancorada nas categorias geográficas mencionadas, obtendo como resultado a construção da maquete da escola, em escala cartográfica, bem como a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos foram os principais autores, a partir das suas percepções cotidianas de representação espacial da cidade de Campina Grande-PB. A metodologia do projeto foi composta por etapas, inicialmente com aplicação de questionários, mediante as turma participante no projeto, posteriormente foi trabalhado as escalas cartográficas, resultando na maquete da escola, em seguida trabalhada as construções das noções de espaço, na construção dos conhecimentos cartográficos o que possibilitou o trabalho com outras temáticas da Geografia como o conteúdo de Urbanização, que por meio da construção de mapas mentais teve seus estudos aplicados. O projeto despertou o interesse do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior frequência nas aulas de Geografia, assim como o diálogo entre a turma que, no início, não era tão viável. A dinamização das aulas mostrou-se essencial, observando-se maior integração dos alunos no cotidiano e construção dos conhecimentos cartográficos, desconhecidos pelos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEspaço geográficopt_BR
dc.subjectMapapt_BR
dc.titleCartografia no ensino de geografia: experiência a partir do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

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