Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14151
Título: Desafio de saber ensinar: relato de experiência no campo de estágio supervisionado
Autor(es): Oliveira, Irene de
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Ensino
Prática pedagógica
Relato de experiência
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de refletir criticamente sobre o desafio de saber ensinar no campo de estágio supervisionado, ao mesmo tempo em que contempla a compreensão de determinadas especificidades do fazer pedagógico, da identificação das necessidades e perspectivas do processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, o papel do pedagogo será vislumbrar a sua vivência na sua área de atuação, no sentido de buscar relacionar, de um lado, toda teoria vivenciada durante o curso. E, de outro, buscar estabelecer relação dessa teoria com a prática que, nada mais é que o desafio de saber ensinar. Enfatizamos que esse trabalho adveio de minha experiência no campo de estágio supervisionado no qual vivenciamos na escola uma pesquisa de caráter exploratório, quando participamos da observação no campo de estágio e de nosso envolvimento, do lugar de estagiária. O que, de fato, houve, mesmo que não tão abrangente, um diálogo entre a relação teoria e prática, viabilizando sair do campo teórico para o campo prático, no sentido de tentar dialogar, mais de perto, com a teoria e a prática. Utilizemos a pesquisa qualitativa, por intermédio da observação da prática docente, no que se refere ao desafio de saber ensinar dos professores e dos alunos. Para dialogar com a reflexão teórica, apoiamo-nos nos estudos de Santos (2001), Dornelles (2001), Freire (1991), Garcia (2002), Cademartori (2009), Nadal e Papi (2007), Vasconcellos (2003), Moysés (1998) e outros.
Descrição: OLIVEIRA, I. de. Desafio de saber ensinar: relato de experiência no campo de estágio supervisionado. 2016. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14151
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Irene de Oliveira.pdf11.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.