Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1417
Título: A lei 11.645/08: movimento da cultura afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica
Autor(es): Ferreira, Luiz Paulo de Carvalho
Palavras-chave: Cultura afro-brasileira
Identidade
Currículo
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados desenvolvidos a partir de um estudo de campo, que trata da análise da aplicação dos conteúdos de História e Culturas Africanas, Afro-Brasileiras e Indígenas nos currículos escolares da educação básica institucionalizados pela Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. O enfoque desta pesquisa objetivou a inserção dos conteúdos de literatura e estudo gramatical apresentados na Escola Monsenhor Emiliano de Cristo na cidade de Guarabira-PB. A metodologia utilizada se fez por meio de levantamentos bibliográficos, observações, questionários e intervenções, o que possibilitou avaliação dos conteúdos escolares e suas mudanças ao longo da pesquisa nas turmas em análise, bem como a possibilidade de construção de uma visão diferenciada dos aspectos afro em relação ao corpo discente e docente. Como proposto no início da pesquisa, a implantação desses conteúdos no currículo escolar provocou uma reflexão e discussão mais apurada sobre a temática da exclusão racial, durante a aplicação dos conteúdos propostos pela Lei 11.645/08. Buscou-se criar uma via de extrapolação crítica do ideário histórico eurocêntrico e ideológico ao longo das intervenções. Assim, esta pesquisa propôs avaliar de que forma os conteúdos programáticos estavam sendo aplicados e utilizados em sala de aula. Buscou-se apoio nas teorias identitárias de Hall (2009), em uma perspectiva de (re)construção identitária, a partir de novos referenciais histórico-culturais na participação construtiva de nosso país de afro-descendentes e indígenas. Em Bhabha (2007), referencial para a prática discursiva textual num sentido político como ação estratégica à transformação social.
Descrição: FERREIRA, L. P. de. C. A lei 11.645/08: movimento da cultura afro-brasileira nos currículos escolares da educação básica. 2010. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1417
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Paulo de Carvalho Ferreira.pdfLuiz Paulo de Carvalho Ferreira1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.