Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14173
Título: Underground heavy metal em Campina Grande
Autor(es): Santos, Carlos Arthur da Silva
Palavras-chave: Historiografia
Movimento underground.
Heavy Metal - Gênero musical
Rock
Data do documento: 21-Out-2016
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a cena undergrund do Heavy Metal em Campina Grande. Primeiro começamos com a história do Heavy Metal desde o seu surgimento na Inglaterra no ano de 1970, até a chegada ao Brasil no início da década de 1980, dando ênfase a duas bandas pioneiras no gênero no país: Stress e Shock. Em seguida discutimos o underground campinense e o seu contexto, dando ênfase as principais bandas que surgiram no período e suas concepções ideológicas. Para a análise dessa tribo utilizamos das fontes documentais disponibilizadas pelos próprios membros que vivenciaram o surgimento e consolidação da cena Heavy Metal na cidade, e que em grande maioria produzida por eles mesmos. Como aporte para a história do Heavy Metal em campina utilizamos a trabalhos já publicados no Brasil com a temática relacionada ao Metal e o usamos como aporte os trabalhos de Stuart Hall (2000; 2006) e de Michel Maffesoli (2010), além de documentários e músicas. Por fim analisamos a relação entre underground e mainstream, e os meios de comunicação utilizados pelos headbangers e a análise do show como um meio de socialização entre os membros da tribo.
Descrição: SANTOS, C. A. da S. Underground heavy metal em Campina Grande. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14173
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Carlos Arthur. Underground Heavy Metal em Campina Gr.pdf2.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.