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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14192
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Luis Carlos Oiveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T18:02:29Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T18:02:29Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.446 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14192 | - |
dc.description | SILVA, L. C. O. Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o Multiculturalismo. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho intitulado Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o Multiculturalismo discute as questões norteadoras da diversidade e do multiculturalismo no currículo escolar e nas práticas de professores/as na Escola DM (Diversidade e Multiculturalismo1) – Alagoa Grande/PB. Nele contextualizamos alguns momentos nos quais o Movimento Negro e Indigenista tiveram papel importante visto as lutas em meio ao cenário politico e social principalmente no século XX ter colaborado para a discussão da diversidade étnico-racial, e, portanto, do multi culturalismo no currículo escolar, através das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008. Nessa perspectiva, discutimos currículo, currículo multicultural, cultura e cultura escolar, o que nos levou a dialogar com alguns estudiosos, a exemplo de: Akkari, Santiago (2010), Gomes (2012), Barbosa e Candau (2007), Moreira (2002), Arroyo (1992), Candau, Anhorn (2000), Rocha (2013) para então trazer a tona o debate acerca da diversidade e do multiculturalismo na educação. Para tanto, recorremos às práticas pedagógicas de professores/as na Escola DM, recolhidas a partir de entrevistas gravadas e informais e através de visitas a essa instituição onde observamos o espaço escolar e as relações que ocorrem na sala de aula e fora dela. Identificamos problemas que impedem o trabalho com as questões étnico-raciais nessa escola e que inviabiliza a construção de um currículo diverso e plural. Nesse sentido identificamos práticas ainda pontuais e esporádicas realizadas por alguns professores/as, mas não pelo conjunto dos/as professores/as, o que se constitui um desafio, torna a Escola DM uma instituição diversa e plural, conforme obriga as Leis 10.639 e a 11.645/08. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Diversidade | pt_BR |
dc.subject | Multiculturalismo | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Lei 11.645/2008 | pt_BR |
dc.title | Práticas Curriculares sobre a Diversidade Étnico-racial e o Multiculturalismo | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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