Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1420
Título: O ensino da literatura na educação de jovens e adultos
Autor(es): Nascimento, Jair Cruz do
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Leitura
Literatura
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Neste estudo objetivamos compreender em que sentido a literatura tem colaborado para a formação do sujeito aprendiz da Educação de Jovens e Adultos quanto às questões que envolvem o mundo em sua volta, discutindo a leitura literária como elemento formador da cidadania dos alunos, verificando como se dá o ensino voltado à literatura nessa modalidade de ensino e identificando as práticas relativas à literatura na formação desses alunos. Dialogamos com autores como Candido (1972), Cosson (2006), Silva (1988), Soares (1999), dentre outros. Do ponto de vista metodológico nós optamos pela pesquisa qualitativa seguida de análise de conteúdo. Para tanto, realizamos uma investigação bibliográfica e com alunos da EJA na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Anthenor Navarro, Guarabira (PB). Optou-se pelo questionário para coleta de dados, uma vez que por meio deste instrumento foi possível obter conhecimentos sobre as situações vivenciadas pelos participantes que compuseram a amostra pesquisada, representada por 21 alunos da EJA. Os resultados apontam que o ensino de literatura não acontece no cotidiano desses alunos e, portanto não se efetiva sua função humanizadora que deveria propiciar a esses alunos, assim como não se estabelece uma formação cidadã dos entrevistados dos textos literários, ficando exposto a indissociabilidade entre a teoria e a prática.
Descrição: NASCIMENTO, J. C. do. O ensino da literatura na educação de jovens e adultos. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1420
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jair Cruz do Nascimento.pdfJair Cruz do Nascimento654.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.