Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14201
Título: A personagem feminina de José de Alencar: leitura de Senhora
Autor(es): Tavares, Francisca Luana Alves
Palavras-chave: Perfil Feminino
Personagens
Prosa Romântica
Data do documento: 25-Ago-2017
Resumo: Este trabalho propõe uma análise crítica sobre a personagem Aurélia Camargo personagem do romance Senhora (1875), de José de Alencar, que pertence à trilogia Perfis Femininos juntamente com Lucíola e Diva. Para compreender este contexto, aborda-se conceitos de Literatura, personagens, bem como prosa romântica Brasileira, no período romântico. Conceitos embasados em nomes como: Antonio Candido (2009), Beth Brait (1999) e Alfredo Bosi (1994). Faz-se uma analise do personagem esférico e complexo encontrado na personagem Aurélia. Nota-se uma presença feminina marcante buscando o que é seu por direito, seu espaço e realizando grandes renúncias, para almejar a liberdade e independência, construindo-se psicologicamente. Busca-se nesta leitura, fatores determinantes de uma época, que comprovem uma sociedade em construção. Valoriza-se, também, aspectos de construção de uma personagem, considerando estes importantes para o estudo de textos literários.
Descrição: TAVARES, F. L. A. A personagem feminina de José de Alencar: leitura de Senhora. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14201
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Luana Alves Tavares.pdf618.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.