Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14209
Título: As cores e a profundidade da vida em O voo da guará vermelha de Maria Valéria Rezende
Autor(es): Fernandes, Maria Aparecida Barreto
Palavras-chave: Simbologia
Cores
Vida
Identidade
Data do documento: 28-Ago-2017
Resumo: Este estudo consiste em compreender como os sujeitos se relacionam com as cores e de que forma isso influencia na formação da identidade individual e coletiva das pessoas. O estudo busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e descritiva, analisar a representação simbólica das cores na obra O vôo da guará vermelha (2005), de Maria Valéria Rezende. Para isto, recorremos a reflexões teóricas de autores como Eliade (1991), Candido (1976), Chevalier; Gheerbrant (2015), Guimarães (2000) dentre outros. A partir das leituras relacionadas com o tema, foi possível perceber a relevância das cores no que tange à profundidade e à celebração da vida dos personagens do referido romance. A simbologia cromática faz parte do imaginário e do desenvolvimento psicossocial desde a antiguidade, arraigado no processo cultural, psicológico e cosmológico, sem, contudo, ficar preso apenas ao misticismo imputado, muitas vezes, à relação do homem com as cores.
Descrição: FERNANDES, M. A. B. As cores e a profundidade da vida em O voo da guará vermelha de Maria Valéria Rezende. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14209
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Barreto Fernandes.pdf436.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.