Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFelix, Marcelo Barbosa-
dc.date.accessioned2017-08-29T16:05:22Z-
dc.date.available2017-08-29T16:05:22Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 410-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14241-
dc.descriptionF, M. B. Marcas de oralidade na escrita e leitura de alunos do ensino médio. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar a influência de formas linguísticas variantes da fala na escrita e leitura de alunos do Ensino Médio em uma escola estadual da cidade de Guarabira - PB, o qual é fruto de pesquisa realizada por meio do PIBIC. É também foco deste estudo o nível de monitoramento do aluno em relação ao uso da linguagem no momento da leitura, haja vista que o evento de leitura exige uma linguagem mais monitorada. A análise da escrita dos textos leva em consideração duas categorias de “erros”: os “erros” decorrentes da influência do dialeto do aluno e os “erros” decorrentes do caráter arbitrário das convenções de escrita. Este trabalho está fundamentado nos estudos de BAGNO: 2001, 2002, BORTONI-RICARDO: 2005, 2008 e LABOV: 2008. A metodologia utilizada neste trabalho segue uma orientação sociolinguística e compreende a gravação de leitura e atividade de escrita dos alunos colaboradores da pesquisa (1º, 2º, e 3º do Ensino Médio), como, também, a transcrição e análise dos dados. Em relação à leitura, a análise dos dados revela, em alguns momentos, uma leitura decodificadora por parte do aluno leitor. Observa-se também a transposição de elementos da fala na leitura dos alunos pesquisados. Em relação à escrita, nos fragmentos de textos apresentados nos resultados, pode-se observar a presença das duas categorias de “erros” na escrita dos alunos dos três anos escolares, refletindo, assim, nos alunos colaboradores, um domínio mediano de uma linguagem mais formal no ato da escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria de Fátima de Souza Aquinopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleMarcas de oralidade na escrita e leitura de alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelo Barbosa Felix.pdfMarcelo Barbosa Felix224.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.