Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14259
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Maria das Vitórias Santos Silva-
dc.date.accessioned2017-08-29T16:12:58Z-
dc.date.available2017-08-29T16:12:58Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 372.6-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14259-
dc.descriptionCOSTA, M. das V. S. S. A influência, o impacto e a contribuição do PNAIC na alfabetização dos alunos de Dona Inês/PB. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de avaliar o PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, enquanto política pública nacional que direciona a formação continuada dos professores alfabetizadores nos estados e municípios, se configurando como micropolítica nacional. Discutiremos aqui a caracterização e análise do programa, enquanto macropolítica, e sua formatação e reflexo dentro o município de Dona Inês/PB. As questões que direcionam esta pesquisa são as que seguem: O PNAIC está trazendo resultados positivos? O programa tem contribuído para a definição eficiente da prática do professor e como consequência tem apresentado resultados positivos no tocante à alfabetização? Para responder tais questões, a pesquisa bibliográfica se mostrou como melhor meio metodológico. No entanto, foi necessário também a realização de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário e análise da escrita das crianças para identificação dos níveis em que elas se encontram. Tomamos por base teórica a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro, e os estudos de Ana Teberosky. Os instrumentos escolhidos foram essenciais para garantir a análise de dados reais e concretos; o que permitiu chegar à conclusão sobre a eficiência ou não do referido programa nos resultados obtidos pela escola. Os dados desta pesquisa servirão para contribuir na identificação dos pontos fortes e frágeis do programa citado, subsidiando o município de Dona Inês/PB na busca pela definição eficiente de suas políticas de combate ao analfabetismo no PME- Plano Municipal de Educação. Tais dados apontam para o fato de que o município tem desenvolvido as formações e tem monitorado as ações do programa através do trabalho da equipe gestora, no entanto ainda não consegue alcançar as metas estabelecidas no PNE e referendadas no PME.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPNAICpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleA influência, o impacto e a contribuição do PNAIC na alfabetização dos alunos de Dona Inês/PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Vitórias Santos Silva Costa.pdfMaria das Vitórias Santos Silva Costa3.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.