Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14259
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Maria das Vitórias Santos Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T16:12:58Z | - |
dc.date.available | 2017-08-29T16:12:58Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14259 | - |
dc.description | COSTA, M. das V. S. S. A influência, o impacto e a contribuição do PNAIC na alfabetização dos alunos de Dona Inês/PB. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de avaliar o PNAIC-Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, enquanto política pública nacional que direciona a formação continuada dos professores alfabetizadores nos estados e municípios, se configurando como micropolítica nacional. Discutiremos aqui a caracterização e análise do programa, enquanto macropolítica, e sua formatação e reflexo dentro o município de Dona Inês/PB. As questões que direcionam esta pesquisa são as que seguem: O PNAIC está trazendo resultados positivos? O programa tem contribuído para a definição eficiente da prática do professor e como consequência tem apresentado resultados positivos no tocante à alfabetização? Para responder tais questões, a pesquisa bibliográfica se mostrou como melhor meio metodológico. No entanto, foi necessário também a realização de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário e análise da escrita das crianças para identificação dos níveis em que elas se encontram. Tomamos por base teórica a Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro, e os estudos de Ana Teberosky. Os instrumentos escolhidos foram essenciais para garantir a análise de dados reais e concretos; o que permitiu chegar à conclusão sobre a eficiência ou não do referido programa nos resultados obtidos pela escola. Os dados desta pesquisa servirão para contribuir na identificação dos pontos fortes e frágeis do programa citado, subsidiando o município de Dona Inês/PB na busca pela definição eficiente de suas políticas de combate ao analfabetismo no PME- Plano Municipal de Educação. Tais dados apontam para o fato de que o município tem desenvolvido as formações e tem monitorado as ações do programa através do trabalho da equipe gestora, no entanto ainda não consegue alcançar as metas estabelecidas no PNE e referendadas no PME. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Silva Cavalcante Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | PNAIC | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A influência, o impacto e a contribuição do PNAIC na alfabetização dos alunos de Dona Inês/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria das Vitórias Santos Silva Costa.pdf | Maria das Vitórias Santos Silva Costa | 3.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.