Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1426
Título: As faces da lírica camoniana
Autor(es): Figueiredo, Maria Jucineide de Farias
Palavras-chave: Poesia - Camões
Lirismo
Renascimento
Data do documento: 2-Ago-2013
Resumo: Este texto foi escrito numa perspectiva de estudo da poesia lírica camoniana, e sua importância para as literaturas de língua portuguesa. Para a sua construção, foram realizadas pesquisas sobre o Renascimento; um breve estudo biográfico de Luiz Vaz de Camões, um dos mais importantes renascentistas português. Sua produção lírica gira em torno de uma temática constante no cotidiano das pessoas, o que ainda é observado nos nossos dias. A poesia tradicional,o desconcerto do mundo,o neoplatonismo e o amor. A temática lírica é o que consiste o nosso objeto de estudo, tratando do amor carnal e espiritual ao mesmo tempo, visto que Camões leu os clássicos gregos, os quais lhe serviram de inspiração para as suas obras líricas, principalmente os ideais platônicos que falam de dois mundos o “sensível” e o “inteligível”. Fizemos a análise de três sonetos camonianos são eles: “Amor é um fogo que arde sem se ver”, “Alma minha gentil que te partiste” e “Eu cantarei de amor tão docemente”, os quais retratam um amor idealizado, mas que também faz o uso da razão, expressando assim que este sentimento só pode ser alcançado através da vivencia. A poesia de Camões traz um lirismo perfeito, cantando o amor.
Descrição: FIGUEREDO, M. J. de. F. As faces da lírica camoniana. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1426
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Jucineide de Farias Figueiredo.pdfMaria Jucineide de Farias Figueiredo508.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.