Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14269
Título: Sequência didática sobre os insetos no Ensino Fundamental: Avaliando estratégias
Autor(es): Serafim, Lysianne Rafaelly da Costa Barbosa
Palavras-chave: Insetos
Ensino de Ciências
Didática
Técnicas de ensino
Data do documento: 18-Mai-2016
Resumo: Os insetos são seres de grande importância para o equilíbrio ecológico, mas são vistos pela maioria das pessoas como causadores de doenças e disseminadores de pragas. Para desmistificar essa concepção errônea que a população tem sobre os insetos, o ensino de Ciências é um forte aliado, portanto, o presente trabalho tem por objetivo analisar a percepção dos alunos do 7º ano do ensino fundamental II, da Escola Olímpia Souto no Município de Esperança – PB, a respeito dos insetos, antes e após a aplicação de diferentes metodologias de ensino. Inicialmente, foi aplicado questionário Pré-teste com 13 questões, em cada uma das seis turmas do 7° ano da escola, para aferir o nível de conhecimento que os alunos detêm acerca do tema abordado. Em seguida, foram ministradas quatro aulas com aplicações de diferentes estratégias, uma estratégia para cada dupla de turma de diferentes turnos. Ao fim das aulas, foi aplicado questionário Pós-teste, a fim de aferir se a mudança de método tem influência determinante no ensino-aprendizagem dos alunos. Nessa segunda parte do trabalho foi possível verificar um aumento significativo na aprendizagem dos alunos, observando que a maioria dos alunos conseguiu diferenciar os insetos de outros invertebrados. Enfatizando a necessidade de se utilizar de novas estratégias em sala de aula, modificando o forte costume da aula verbalizada. Recomenda-se fazer uso de métodos que busquem um efetivo aprendizado e que os alunos utilizem desse aprendizado em sua vida cotidiana.
Descrição: SERAFIM, L. R. da C. B. Sequência didática sobre os insetos no Ensino Fundamental: Avaliando estratégias. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14269
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lysianne Rafaelly da Costa Barbosa Serafim.pdfPDF - Lysianne Rafaelly da Costa Barbosa Serafim4.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.