Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14271
Título: Coleção didática zoológica da Universidade Estadual da Paraíba: Aspectos históricos e atuais
Autor(es): Silva, Luana de Andrade
Palavras-chave: Ensino de Biologia
Zoologia
Acervo zoológico
Recurso didático
Data do documento: 17-Mai-2016
Resumo: Uma Coleção Didática Zoológica se apresenta como uma ótima ferramenta no auxílio da aprendizagem de Biologia. Atualmente, as coleções são depósitos de informações, tanto da vida dos exemplares presentes na coleção quanto do ambiente que estes habitavam, além de ser um recurso imensamente valioso no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, este trabalho vem apresentar a História de Criação do Laboratório Didático de Zoologia da Universidade Estadual da Paraíba - Campus I, fazendo primariamente, um apanhado histórico do surgimento das Coleções Biológicas até as Zoológicas, salientando a importância de um laboratório para o ensino de biologia e descrevendo alguns pontos importantes na criação, preparação e manutenção de um laboratório. O levantamento histórico sobre a criação do Laboratório Didático de Zoologia da UEPB foi realizado a partir de relatos fornecidos por funcionários antigos e atuais, que participaram do processo de implantação do mesmo. O laboratório de zoologia da UEPB foi criado em paralelo à implantação do curso de Biologia, com os esforços dos professores Gerson Bragagnoli, Berenice Borges, Ivan Coelho Dantas e a Maria José Moreira. Apesar de simples, o laboratório cumpria com as necessidades do curso, mas com o decorrer dos anos foi surgindo a necessidade de um local maior e melhor equipado. Sendo assim, o laboratório mudou de lugar algumas vezes, e recebeu a colaboração de muitos professores do curso de Biologia. Hoje, encontra-se localizado no Complexo Integrado de Pesquisa Três Marias. O laboratório mudou bastante desde a época de sua fundação, porém, ainda encontra-se com dificuldades tanto no número de exemplares disponíveis para aula, com a falta de alguns grupos, como também nas dimensões físicas que não são suficientemente adequadas para a demanda de alunos que o curso de Biologia oferece semestralmente.
Descrição: SILVA, L. de A. Coleção didática zoológica da Universidade estadual da Paraíba: Aspectos históricos e atuais. 2016. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14271
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana de Andrade Silva.pdfPDF - Luana de Andrade Silva11.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.