Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14272
Título: Análise da percepção ambiental de frequentadores de praias de Cabedelo e João Pessoa, Paraíba, sobre as tartarugas marinhas: A influência do Projeto Tartarugas Urbanas
Autor(es): Soares, Savanna Aires
Palavras-chave: Educação ambiental
Projeto Tartarugas Urbanas
Conservação ambiental
Testudines
Data do documento: 16-Mai-2016
Resumo: A pesquisa em percepção ambiental permite compreender melhor as interrelações entre o ser humano e o ambiente podendo servir como aliada da educação ambiental em projetos conservacionistas. Dentro dessa perspectiva, o presente trabalho se propôs a analisar a influência do Projeto Tartarugas Urbanas (PTU) na percepção ambiental dos frequentadores das praias de João Pessoa e Cabedelo acerca da biologia e conservação das tartarugas marinhas. Para tanto, foram realizadas 120 entrevistas semiestruturadas ao longo de 16 km de extensão de faixa de praia, divididas entre áreas de influência direta do PTU (AID) e de influência indireta (AII), durante o mês de novembro de 2015. Os resultados obtidos mostraram que o PTU forneceu informações aos frequentadores dessas praias, exercendo influência positiva na percepção ambiental dos frequentadores das praias, uma vez que o conhecimento referente a biologia e conservação das tartarugas foi maior entre os frequentadores da AID e entre os entrevistados que participaram de ao menos uma de suas atividades, independente da área em que a entrevista foi realizada. O estudo também evidenciou uma certa abrangência do PTU ao longo do litoral paraibano, uma vez que a maioria dos entrevistados afirmou conhecer o projeto. Questões relacionadas a época de desova, orientação dos filhotes para o mar e as espécies de tartarugas marinhas foram consideradas de baixa assimilação pelos entrevistados e, portanto, devem ser melhor abordadas nas atividades do PTU. Assim, a presente pesquisa revelou a influência positiva do PTU na percepção ambiental dos frequentadores das praias do litoral paraibano e elucidou questões importantes a serem trabalhadas em atividades de educação ambiental na área, fornecendo subsídio para ampliar a tomada de consciência da comunidade frente à conservação das tartarugas marinhas.
Descrição: SOARES, S. A. Análise da percepção ambiental de frequentadores de praias de Cabedelo e João Pessoa, Paraíba, sobre as tartarugas marinhas: A influência do Projeto Tartarugas Urbanas. 2016. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14272
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Savanna Aires Soares.pdfPDF - Savanna Aires Soares9.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.