Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14274
Título: Perfil socioeconômico dos estudantes que ingressaram nos cursos dos campi de Araruna e de Lagoa Seca: Pressuposto na viabilização de políticas de inclusão social
Autor(es): Assis, Joan Carlos Santos de
Palavras-chave: Ensino Superior
Reserva de vagas
Perfil socioeconômico
Desempenho acadêmico
Data do documento: 19-Mai-2016
Resumo: Este trabalho tem como objetivo identificar o perfil socioeconômico dos alunos do CCTS (Araruna) e do CCAA (Lagoa Seca) e o desempenho acadêmico desses alunos que entraram pela cota universal e pelo sistema de reserva de vaga na Universidade Estadual da Paraíba. Para avaliar esses alunos aplicamos um questionário, entre os anos de 2011 e 2012. A análise dos dados dos questionários foi realizada por meio do software estatístico SPSS. O desempenho acadêmico foi efetuado através do Histórico Escolar dos alunos cotistas e não cotistas. Verificamos que 72,5% dos alunos matriculados no CCTS no período acima mencionado ingressaram nos cursos oferecidos por este centro através do vestibular na cota universal (Grupo A) e 27,5% pelo sistema de reserva de vaga (Grupo B). Já no CCAA 86,4% dos alunos matriculados ingressaram através do vestibular na cota universal, 9,9% pelo sistema de reserva de vaga. A maioria dos alunos que ingressaram nos cursos do CCTS é do sexo feminino tanto do grupo A como do grupo B. No CCAA a maioria dos ingressantes pelo sistema universal de vagas é do sexo masculino 54,3% e não há diferença entre cotistas e não cotistas. O CCTS apresenta um percentual de 10,3% dos alunos ingressantes pelo sistema de reserva de vaga declarados negros, enquanto apenas 5,9% dessa população ingressaram pelo sistema universal de vagas. No CCAA 7,1% dos alunos que ingressaram pela cota universal declararam ter pele negra, enquanto os do sistema de reserva de vaga são 12,5%. A grande maioria dos alunos dos dois centros pesquisados são solteiros, tanto da cota universal como do sistema de reserva de vaga e declararam não ter filhos. Em relação à situação de trabalho dos pais dos alunos do CCTS do grupo A, verificamos que 59,2% estão trabalhando regulamente e apenas 7,8% estão desempregados, já os pais dos alunos do grupo B 56,8% estão trabalhando regularmente e 18,9% estão desempregados. No CCTS 44,7% dos alunos do grupo A cursaram o ensino fundamental e médio na rede publica e 37,9% na privada e praticamente todos os alunos do grupo B vieram da escola pública (74,4%). No CCAA 64,3% dos alunos do grupo A cursaram os níveis fundamental e médio somente na escola pública, já os alunos cotistas 87,5% cursaram os níveis mencionados somente na escola pública. A dificuldade para entender os conteúdos curriculares está presente em sua maioria no CCTS, onde 51,3% dos alunos cotistas responderam que tem alguma dificuldade. Já no CCAA 65% dos alunos do grupo A e 71% do grupo B não tem dificuldade. Em relação ao desempenho acadêmico não houver grandes diferenças, os alunos cotistas do CCTS e do CCAA obtiveram um desempenho um pouco melhor do que os alunos da cota universal.
Descrição: ASSIS, J. C. S. de. Perfil socioeconômico dos estudantes que ingressaram nos cursos dos campi de Araruna e de Lagoa Seca: Pressuposto na viabilização de políticas de inclusão social. 2016. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14274
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joan Carlos Santos de Assis.pdfPDF - Joan Carlos Santos de Assis6.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.