Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14290
Título: Concepções dos professores de Química de uma escola pública da cidade de Campina Grande sobre a escolha do livro didático
Autor(es): Caluête, Kelly Monaliza Araújo dos Santos
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático
Livro didático
Ensino de Química
Data do documento: 20-Mai-2016
Resumo: Os programas de material didático do governo federal, em particular o PNLD, têm a intenção de contribuir para a garantia de materiais didáticos de qualidade, disponíveis para subsidiar o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem nas escolas de educação Básica, e são desenvolvidos com o intuito de dar conta de um dos aspectos que, desde a Constituição de 1988, constitui dever do Estado com a educação. O PNLD como programa de distribuição gratuita de obras didáticas de forma sistemática e regular a todos os alunos das Redes Públicas Escolares de todo país e esse considerado um programa de Política Pública de Estado. Neste contexto, está pesquisa procurou diagnosticar em uma escola pública a compreensão dos professores sobre a política do livro didático, se eles conhecem os critérios estabelecidos pela equipe do MEC na seleção das coleções adotadas pelo PNLD, se eles fizeram leituras das resenhas dos livros disponibilizadas no site do MEC, e quais os critérios que usaram para escolher a coleção adotada para trabalhar no triênio. O presente estudo caracteriza- se como uma pesquisa de natureza quali-quantitativa. Portanto, trata- se de uma pesquisa exploratória, que visa explorar um determinado problema de estudo com vista a compreender- ló. O publico alvo da pesquisa foram cinco professores de química do ensino médio de uma escola pública do Município de Campina Grande – PB. O instrumento utilizado para coleta de dados, foi um questionário que possuía seis perguntas abertas, permitindo dessa forma identificar o que cada sujeito pensa a respeito do objeto de investigação da pesquisa. Para a análise dos resultados do questionário, categorizou-se as respostas a partir dos conteúdos expressos nas respostas atribuídas a pesquisa, utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977) e a discussão foi à luz do referencial teórico. Os resultados apontam que os professores pesquisados não tem domínio dos critérios referentes à avaliação das obras inscritas no PNLD 2015 e nem conhecimento prévio das orientações do Guia do Livro Didático. Em um contexto geral é possível confirmar que os professores pesquisados apresentam algum tipo de insatisfação na escolha do livro adotado na escola que trabalha, esta é relacionada à falta de consenso entre os colegas no momento de decidir a coleção que será usada no triênio, bem como a carência de informações do Guia que é disponibilizado no site do PNLD.
Descrição: CALUÊTE, K. M. A. dos S. Concepções dos professores de Química de uma escola pública da cidade de Campina Grande – sobre a escolha do livro didático. 2016. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14290
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kelly Monaliza Araújo dos Santos Caluête.pdfPDF - Kelly Monaliza Araújo dos Santos Caluête5.86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.