Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14300
Título: Análises físico-químicas e microbiológicas da água do volume morto do Açude Epitácio Pessoa nas fases bruta e tratada
Autor(es): Moura, Romário Dias
Palavras-chave: Água
Análise da água
Açude Epitácio Pessoa
Qualidade da água
Data do documento: 9-Jun-2017
Resumo: O Açude Epitácio Pessoa localizado na cidade de Boqueirão na região do Cariri paraibano é um reservatório de água represada pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba, responsável pelo abastecimento da população de Campina Grande/PB e dezoito municípios. A atual crise hídrica enfrentada na região é ocasionada pela baixa precipitação das chuvas nas faixas territoriais onde se localizam as Bacias Hidrográficas que desaguam no açude. Em 2016, o manancial passou a utilizar a sua reserva técnica de água o chamado “volume morto”. Em janeiro de 2017 quando foram coletadas as primeiras amostras, o açude operava com o menor volume registrado desde a sua criação, cerca de 4% de sua capacidade total. O uso do volume morto requer um maior acompanhamento, pois se trata de uma parte do reservatório que pode conter sustâncias que oferecem risco a seus usuários, e que pode conter uma elevada população de microrganismos. Nesse contexto, este trabalho objetiva analisar parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água do volume morto do Açude Epitácio Pessoa nas fases bruta e tratada. A metodologia utilizada compreende a determinação de alguns parâmetros previstos pela legislação vigente para o controle de qualidade da água. As análises físico-químicas, em sua maioria, foram realizadas através de fotometria que possibilita resultados de forma rápida e precisa. Os ensaios microbiológicos basearam-se na identificação de microrganismos indicadores de contaminação, principalmente os termotolerantes, e de outros potencialmente patogênicos. Os parâmetros físico-químicos observados se mostraram satisfatórios, pois nenhuma das fases da água apresentou valores fora das especificações estabelecidas. No entanto, os resultados encontrados para sólidos totais dissolvidos estão muito próximos do limite máximo permitido para água tratada e acima do limite para água bruta doce, e essa concentração pode aumentar com a redução do volume do açude. Os resultados das análises microbiológicas obtidos mostraram que apenas a água bruta apresenta contaminação termotolerantes como a E. coli. A presença de algas foi observada no próprio manancial microbiana, sendo identificada a presença de Coliformes totais e durante a coleta das amostras, que pode ser um indicativo da possibilidade da presença de cianobactérias. De acordo com os resultados, conclui-se que a utilização do volume morto do Açude Epitácio Pessoa no momento em que foram coletadas as amostras, estava de acordo com as normas vigentes, pois apenas a água bruta apresentava contaminação microbiológica não recomendada, enquanto que as amostras de água tratada encontravam-se dentro do padrão de potabilidade aceitável, conforme os requisitos estabelecidos pela legislação para as análises realizadas neste trabalho.
Descrição: MOURA, R. D. Análises físico-químicas e microbiológicas da água do volume morto do Açude Epitácio Pessoa nas fases bruta e tratada. 2017. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14300
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romário Dias Moura.pdfPDF - Romário Dias Moura13.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.