Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14304
Título: Efeitos da estimulação magnética transcraniana de alta frequência sobre a função motora na lesão medular incompleta: Estudo de casos
Autor(es): Brandão, Caio Henrique Oliveira Pinto
Palavras-chave: Neuromodulação
Lesão medudar
Rehabilitação neurológica
Data do documento: 5-Jan-2017
Resumo: Introdução – A lesão medular é uma condição clínica complexa que envolve uma série de manifestações clínicas permanentes e incapacitantes, que pode ser ocasionada por disfunção da medula espinhal decorrente de lesões que afetem a anatomia deste órgão. Nas lesões incompletas há uma preservação parcial de circuitos das vias corticoespinhais, podendo haver comunicação entre os comandos centrais e o sistema musculoesquelético. Objetivo – Verificar os efeitos da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr) de alta frequência sobre a motricidade voluntária em indivíduos com diagnóstico de Lesão Medular Incompleta. Metodologia – Estudo de casos, do tipo cross-over, duplo cego, placebo controlado, quase-experimental. A amostra foi composta por dois indivíduos do gênero masculino avaliados por meio dos seguintes instrumentos: Exame Eletromiográfico (EMG); Escala de Fugl-Meyer para Membros Superiores e Inferiores (EFM); Escala de Espasticidade de Ashworth Modificada (EEAM). Resultados – Os escores obtidos com a EFM e a atividade elétrica dos músculos examinados pelo EMG aumentaram após a intervenção, indicando melhora na motricidade voluntária. Conclusão – A terapia por EMTr de alta frequência possui potencial efeito benéfico no tratamento de indivíduos com lesão medular incompleta, entretanto é necessária a realização de mais estudos para melhor compreensão destes efeitos.
Descrição: BRANDÃO, C. H. O. P. Efeitos da estimulação magnética transcraniana de alta frequência sobre a função motora na lesão medular incompleta: Estudo de casos. 2017. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14304
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Caio Henrique Oliveira Pinto Brandão.pdfPDF - Caio Henrique Oliveira Pinto Brandão6.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.