Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14311
Título: Avaliação das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química para o conteúdo de cinética química
Autor(es): Lima, Rennys Demétrius de Araújo
Palavras-chave: Livro didático
Atividades experimentais
Cinética química
Data do documento: 24-Jul-2017
Resumo: O livro didático é um recurso importante, exercendo grande influência no contexto educacional brasileiro, sendo ainda o recurso mais utilizado no processo de ensino- aprendizagem. Por estas razões tão relevantes, é de grande importância que a sua escolha seja realizada de forma crítica, vislumbrando e analisando os diferentes aspectos que caracterizam a sua abordagem didática, sobretudo, sua eficiência naquilo que se propõe. Nesse sentido, este trabalho de pesquisa buscou realizar um levantamento de como as atividades experimentais para o conteúdo de cinética química estão apresentados nos livros didáticos de Química aprovados pelo PNLEM 2012. Para análise dos roteiros experimentais, utilizaram-se os critérios de seleção estabelecidos por Santos (2006), buscando identificar o livro que melhor se enquadra dentro das perspectivas de se ensinar Química nos dias de hoje. A partir das análises realizadas, foi possível perceber que apenas uma das obras não apresentou qualquer experimento relacionado ao estudo da Cinética Química, enquanto que as outras quatro obras apresentaram experimentos, porém duas das obras se destacam por serem as que mais se enquadraram dentro dos critérios estabelecidos, visando um ensino de Química a partir do uso de experimentos que atende as perspectivas dos documentos referenciais curriculares e nas pesquisas acadêmicas em Ensino de Química do Brasil.
Descrição: LIMA, R. D. de A. Avaliação das atividades experimentais propostas pelos livros didáticos de Química para o conteúdo de cinética química. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14311
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rennys Demétrius de Araújo Lima.pdfPDF - Rennys Demétrius de Araújo Lima7.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.