Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Jaquelinne Amorim-
dc.date.accessioned2017-08-29T19:43:55Z-
dc.date.available2017-08-29T19:43:55Z-
dc.date.issued2017-08-11-
dc.identifier.otherCDD 794.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14314-
dc.descriptionSILVA, J. A. Desenvolvimento do jogo educacional AlfaFarm: Estudo de caso no Bairro de José Pinheiro na cidade de Campina Grande – PB. 2017. 83f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractMuitas são as dificuldades enfrentadas nas escolas públicas atualmente no Brasil, tais como, falta de apoio do governo, alunos com déficit de conhecimentos básicos (ler, escrever e realizar operações matemáticas), falta de interesse dos próprios alunos, dentre outros fatores. O analfabetismo no Brasil é preocupante, pois ainda existem 12,9 milhões de pessoas analfabetas. Dados referentes às escolas públicas municipais da cidade de Campina Grande, urbanas e rurais, do ano de 2015 mostram que o 3º ano é a fase que apresenta a maior taxa de reprovação dos alunos do Ensino Fundamental I. Entretanto, várias iniciativas surgem para auxiliar o ensino com intuito de melhorar o nível de aprendizagem. Alguns Jogos Educacionais (JEs) estão presentes na internet de forma gratuita, e vários deles auxiliam o processo de ensino-aprendizagem. Então, com intuito de localizar JE que auxiliam desempenho escolar das crianças, foi realizada uma pesquisa sobre JEs e jogos a disciplina de língua portuguesa. O objetivo deste trabalho é a criação de um jogo educacional (JE) para auxiliar o processo de aprendizagem da alfabetização. A metodologia do trabalho é baseada na pesquisa-ação, dividida em três fases: (i) identificação do problema em escolas municipais de Campina Grande; (ii) desenvolvimento do JE; baseado em pesquisas bibliográficas e técnica de reuso de requisitos; (iii) aplicação e avaliação do JE. A avaliação teve natureza quantitativa e qualitativa, e o instrumento usado foi o questionário. O JE é intitulado de AlfaFarm, e foi desenvolvido com base nos requisitos do EduCatalog4RE referente às Teorias de Aprendizagem do Behaviorismo e Taxonomia de Bloom. Através dos resultados obtidos com os questionários para alunos e professores, o jogo mostrou-se bastante satisfatório ao ser analisado com designer bonito, ser de fácil manipulação, o conteúdo presente organizado, além de promover a aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Edson Holanda Cavalcante Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de jogospt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectTeorias da aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfaFarmpt_BR
dc.titleDesenvolvimento do jogo educacional AlfaFarm: Estudo de caso no Bairro de José Pinheiro na cidade de Campina Grande – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:08 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jaquelinne Amorim Silva.pdfPDF - Jaquelinne Amorim Silva22.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.