Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14334
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlves, Hélide Maria de Pontes Simões-
dc.date.accessioned2017-08-30T15:46:31Z-
dc.date.available2017-08-30T15:46:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 372.4-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14334-
dc.descriptionALVES, H. M. de P. S. Leitura na sala de aula: uma forma prazerosa de aprender. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo, buscamos analisar questões que consideramos de grande importância para a compreensão e prática da leitura como forma de interação e aquisição do conhecimento. Nesse trabalho, é feito algumas reflexões acerca da leitura no ensino escolar, partindo das teorias que priorizam o estudo da língua em sua funcionalidade e reflexão na obtenção de um melhor aproveitamento das aulas de leitura. A complexidade da leitura abrange muito mais do que simples adequação ao sistema social ou a fins práticos de alfabetização, envolve atitude e autonomia enquanto sujeito ativo no processo de construção do sentido da leitura na sua vida e na sociedade; no entanto, continua perpetuando a prática formalista de apenas transcrever o que está explícito no texto como uma atividade de captação das intenções do autor no que ele quer transmitir e cabe ao leitor apenas captar essas finalidades de forma superficial sem ampliar o debate e a troca de idéias. Para fins teóricos utilizamos os autores: Antunes (2003) Lajolo (1993), Pimenta (2011), Buzen e Mendonça (2006), Dionísio e Machado (2002), Freire (1981). a fim de apresentarmos aqui formas prazerosas de no ato de ler. Através dos objetivos, métodos e formas de organização; a escola pode e deve incorporar o estudo do português relacionado às competências e habilidades voltadas para a cidadania e que esta concepção deve ser refletida de forma consciente e crítica com o intuito de ajudar o estudante a compreender linguisticamente o uso funcional e social da língua e aperfeiçoar suas competências comunicativas e desenvolver o senso crítico. Com tais mecanismos a leitura vai se tornando uma prática prazerosa e cada vez mais chamativa aos olhos dos alunos. Neste trabalho foi utilizada a metodologia da pesquisa de cunho avaliativo para melhor fundamentação acerca do tema abordado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectProcesso de aprendizagempt_BR
dc.titleLeitura na sala de aula: uma forma prazerosa de aprenderpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hélide Maria de Pontes Simões Alves.pdfHélide Maria de Pontes Simões Alves779.3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.