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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Maria de Fátima de Sales | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-30T15:47:25Z | - |
dc.date.available | 2017-08-30T15:47:25Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14341 | - |
dc.description | SILVA, M. F. de S. Proposições para uma educação multicultural: a inclusão das leis 10.639/03 e 11.645/08. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Instigados pelo projeto de pesquisa, acerca das relações étnico-raciais na escola EEFMPHB, realizado na cidade de Alagoa Grande no ano de 2014-2015, no qual buscouse elementos pedagógicos para o fomento a lei 10.639/03, visto que há mais de dez anos houve sua implementação, o presente trabalho encontra-se raízes fincadas nesse terreno. Como em outras pesquisas sobre o tema, como pode ser observado em Gomes (2013), muitos são os caminhos ainda a percorrer e os percalços a serem enfrentados, pois tal lei exige mudanças de cunho epistemológico em toda a comunidade escolar, currículo escolar e formação pedagógica. A pesquisa se deu através de questionários entregue junto ao corpo docente, visitas a escola em questão e análise das respostas se apoiando em pesquisas e literaturas que tratam sobre o tema, a exemplo de Luz (2006) e Mattos (2003). Diante da baixa efetivação na escola, acerca da prática pedagógica no que concerne a lei 10.639/10, perceptível a partir da pesquisa realizada, o que defendemos nesse trabalho são os elementos de uma educação multicultural, que abrace, não somente a história e cultura afro-brasileira e africana, mas também a indígena. Visando essas, como constituintes da construção da nação. É essencial pensar em uma educação multicultural, sem hierarquização epistemológica. Uma educação que visibilize as consideradas minorais, historicamente silenciadas e oprimidas pelo colonialismo uma educação que permita debater as lutas de poder em torno dos significados e dos significantes, que seja emancipadora, revolucionaria e que permita a essas culturas ocupar seus lugares de direito. Para tal, nos apoiamos em pesquisadores e teóricos do multiculturalismo e do currículo, a exemplo de Candau (2006), Hall (2003) e Silva (2010). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Waldeci Ferreira Chagas | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Multicultural | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/003 | pt_BR |
dc.subject | Lei 11.645 | pt_BR |
dc.subject | Currículo Escolar | pt_BR |
dc.title | Proposições para uma educação multicultural: a inclusão das leis 10.639/03 e 11.645/08 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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