Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrança, Ana Cláudia Silva de-
dc.date.accessioned2017-08-31T16:18:15Z-
dc.date.available2017-08-31T16:18:15Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 371.102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14350-
dc.descriptionFRANÇA, A. C. S. de. Dificuldades de aprendizagem a partir do olhar de professoras do 3º ano do ensino fundamental de Guarabira. 2017. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA presente produção tem como objetivo analisar o que as professoras do 3º ano do ensino fundamental dizem sobre as dificuldades de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, resultante de embasamentos teóricos e empíricos que por sua vez foram determinantes para a produção desse trabalho acadêmico. A fundamentação teórica teve como principais autores Piaget e Vygotsky que discutem a aprendizagem numa perspectiva sócio construtivista, pois acreditamos que compreender o processo de construção do conhecimento é de extrema relevância para compreensão das dificuldades de aprendizagem. Dialogamos também com outros autores que consideramos colaborar na reflexão sobre o tema proposto, como Coll, Marchesi e Palacios (2004), Domingues (2007) Fonseca (1995), Garcia e Jesus (2004), Jardim (2001), Romero (2004), dentre outros. Para a coleta de informações foi utilizado como instrumento o questionário, o qual foi destinado as professoras participantes da pesquisa procurando saber a opinião destas, sobre as dificuldades de aprendizagem dos (as) seus (as) alunos (as). A referida pesquisa revela que a temática das dificuldades de aprendizagens é complexa e que suas causas são multifatoriais. Em relação a pesquisa empírica verificamos que existe uma “culpabilização” com relação as causas da dificuldade de aprendizagem quando as professoras afirmam serem resultantes da ausência da família no processo de aprendizagem da criança dentre outros aspectos que são influentes para a aprendizagem. Partindo do exposto, acreditamos que a participação da comunidade/ família no processo de aprendizagem da criança, a realização de aulas passeios, a presença de um corpo técnico capacitado, o apoio de Ong´s, a adoção de materiais didáticos eficientes, são algumas das saídas para a conquista da aprendizagem.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Raquel de Oliveira Françapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades de Aprendizagempt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleDificuldades de aprendizagem a partir do olhar de professoras do 3º ano do ensino fundamental de Guarabirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Silva de França.pdfAna Cláudia Silva de França1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.