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dc.contributor.authorAraújo, Rafael Nóbrega-
dc.date.accessioned2017-08-31T16:32:03Z-
dc.date.available2017-08-31T16:32:03Z-
dc.date.issued2017-08-09-
dc.identifier.other372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14375-
dc.descriptionARAÚJO, R. N. Nas artes e práticas de rezadeira: história de vida e memória em diálogos interculturais no ensino de História. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas das rezadeiras no espaço escolar a partir do diálogo intercultural entre o ensino de História e o saber destas mulheres no contexto da história cultural da educação, bem como o papel educativo das rezadeiras no espaço escolar, enfatizando a memória e a história de vida destas mulheres como educativas a partir do cenário campinense. Através de um saberfazer construído na tradição oral das práticas de cura e reza que assumem no cotidiano, um caráter alternativo ao saber médico, dito oficial, a figura da rezadeira emerge enquanto representante do conhecimento popular adquirido na experiência de vida, e encontra nas tessituras da memória e da oralidade uma forma de educar. Na perspectiva intercultural, tais saberes podem compor o currículo e se constitui enquanto uma possibilidade educativa no contexto escolar quando em interface com o ensino de História. Dessa forma, discutimos o tema no campo da História Cultural da Educação a partir de interlocuções teóricas com Certeau (2008), Foucault (1996, 2015), Candau (2014a, 2014b) e Pacheco (2010), no sentido de problematizar a elaboração de práticas cotidianas a partir de uma operação de consumo, que se configura como uma alternativa a normatização do saber científico socialmente valorizado, procurando promover o reconhecimento de outras formas de saber. Recorremos aos relatos orais de uma mulher rezadeira como fonte analisada à luz da metodologia em História Oral, atrelada a análise de conteúdo das falas de alunos e professora de História sobre as possibilidades do diálogo com os saberes das experiências de vida e o ensino de História. Conclui-se que, apesar de não ser reconhecido ou incluso no currículo, estes saberes se apresentam como uma importante possibilidade de ensinar historia a partir do viés intercultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Dra. Patrícia Cristina de Aragãopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectMulher rezadeirapt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.titleNas artes e práticas de rezadeira: história de vida e memória em diálogos interculturais no ensino de Históriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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