Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14392
Título: O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil
Autor(es): Melo, Flávia Freitas da Silva
Palavras-chave: Educação Infantil
Leitura
Prática Pedagógica
Data do documento: 2017
Resumo: Este estudo apresenta reflexões sobre o processo inicial da leitura mediante a participação pedagógica do(a) educador(a). Tem como objetivo refletir sobre a importância e o incentivo à leitura junto as crianças da Educação Infantil. Se estrutura por meio de uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nos estudos de autores como: AMÂNCIO (2002), BORBA e MATTOS (2011), CUNHA (1999), FREIRE (2008), MARTINS (1994), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Além do aporte teórico, sua análise se estrutura por meio de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Professor Edgardo Júlio e Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito, ambas localizadas no município de Guarabira-PB, nas salas da Educação Infantil. Fazendo uso da observação não participante e do questionário ordenado de perguntas abertas direcionado as educadoras da Educação Infantil, obtivemos um olhar mais apurado acerca do tema abordado. A partir desses instrumentos foi possível identificar e analisar o processo de leitura na Educação Infantil e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo, nas práticas de leitura, visto que esta vivência contribui para a aprendizagem da linguagem, vocabulário, no aprimoramento dos conhecimentos e desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Por isso, a participação dos educadores nesse processo, através da utilização de métodos adequados, facilita a aprendizagem da leitura, o gosto e o prazer pelo ato de ler.
Descrição: MELLO, F. F. da S. O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14392
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Freitas da Silva Mello.pdfFlávia Freitas da Silva Mello1.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.