Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cicleide Tereza da | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-04T16:08:04Z | - |
dc.date.available | 2017-09-04T16:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14396 | - |
dc.description | SILVA, C. T. da. Ensino de História e o trato com a história local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é compreender o ensino de História como instrumento para a formação crítica do educando. Para tanto busquei analisar as dificuldades de se trabalhar os conteúdos de História com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, em um estudo de caso comparativo entre a teoria e prática, embasado na minha experiência em quatro escolas municipais da cidade de Jacaraú, no Estado da Paraíba. Trata-se de uma tentativa de oferecer subsídios aos profissionais que procuram novas formas de atuar na disciplina de História, contribuindo para a formação crítica do educando, dando-lhes condições para resgatar as experiências do cotidiano, analisando-as e estabelecendo relações entre elas, numa dimensão espaço-temporal. Teoricamente, recorremos a autores como Bittencourt (2009) e Freire (1997) para alicerçar as reflexões empreendidas no presente artigo. A atuação enquanto gestora e professora de História permitiu compreender a necessidade de construir práticas educativas que estejam de acordo com as realidades, vivências e local dos discentes, bem como da comunidade na qual a escola é situada. Mas do que alunos que decoram conteúdos, é importante constituir cidadãos que tenham a habilidade de problematizar e questionar as suas realidades históricas e sociais | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: João Batista Gonçalves Bueno | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Ensino de História e o trato com a história local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 44 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cicleide Tereza da Silva.pdf | Cicleide Tereza da Silva | 1.94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.