Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14396
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cicleide Tereza da-
dc.date.accessioned2017-09-04T16:08:04Z-
dc.date.available2017-09-04T16:08:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 371.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14396-
dc.descriptionSILVA, C. T. da. Ensino de História e o trato com a história local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PB. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é compreender o ensino de História como instrumento para a formação crítica do educando. Para tanto busquei analisar as dificuldades de se trabalhar os conteúdos de História com alunos do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, em um estudo de caso comparativo entre a teoria e prática, embasado na minha experiência em quatro escolas municipais da cidade de Jacaraú, no Estado da Paraíba. Trata-se de uma tentativa de oferecer subsídios aos profissionais que procuram novas formas de atuar na disciplina de História, contribuindo para a formação crítica do educando, dando-lhes condições para resgatar as experiências do cotidiano, analisando-as e estabelecendo relações entre elas, numa dimensão espaço-temporal. Teoricamente, recorremos a autores como Bittencourt (2009) e Freire (1997) para alicerçar as reflexões empreendidas no presente artigo. A atuação enquanto gestora e professora de História permitiu compreender a necessidade de construir práticas educativas que estejam de acordo com as realidades, vivências e local dos discentes, bem como da comunidade na qual a escola é situada. Mas do que alunos que decoram conteúdos, é importante constituir cidadãos que tenham a habilidade de problematizar e questionar as suas realidades históricas e sociaispt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: João Batista Gonçalves Buenopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.titleEnsino de História e o trato com a história local: um olhar a partir das experiências vivenciadas em quatro escolas municipais de Jacaraú-PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cicleide Tereza da Silva.pdfCicleide Tereza da Silva1.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.