Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14400
Título: As noções do corpo na história: discursos de assujeitamento dos corpos
Autor(es): Araújo, Neriane da Silva
Palavras-chave: Corpo
História da Beleza
Anorexia
Bulimia
Data do documento: 2017
Resumo: Esta pesquisa investiga a relação histórica da beleza desenvolvida no decorrer dos séculos, visando destacar os discursos de assujeitamento dos corpos através dos distúrbios alimentares como anorexia e bulimia entre os anos de 2006 á 2010. O presente trabalho, foi realizado através de uma investigação em blogs, revistas e reportagens tais como: Revista Viva Saúde; Marie Claire; site de Notícias Terra; Revista Isto É; Jornal Online Folha UOL; Um Espelho Cego; INASC (Instituição Nacional do Adolescente Sem Causa); blog Testemunhos Reais; blog Convivendo Com a Bulimia; blog Escrava da Estética; Fiocruz; blog Ditadura da Estética; blog Diga Não Obesidade; blog Pró Mia Pró Ana Conselhos e Truques. Na medida em que vão se instaurando novas configurações para o corpo no decorrer dos séculos, as imposições sobre ele vão aumentando, a gordura, em datados momentos, será associada à riqueza, fartura, tendo estas características como sinais benéficos para sua sociedade. Mas alguns fatores irão influenciar na construção de uma nova imagem para os padrões de beleza. As políticas higienistas, o controle do corpo, a necessidade de uma boa aparência vão se configurar a partir do corpo magro, franzino, e contido. Portanto, o desejo de obter uma forma perfeita e padronizada interviram no corpo, transformando a beleza em doença.
Descrição: ARAÚJO, N. da S. As noções do corpo na história: discursos de assujeitamento dos corpos. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14400
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Neriane da Silva Araújo.pdfNeriane da Silva Araújo690.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.