Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14420
Título: Resíduos quadráticos
Autor(es): Isneri, Renan Jackson Soares
Palavras-chave: Congruências quadráticas
Resíduos quadráticos
Lei da Reciprocidade Quadrática
Data do documento: 28-Jul-2017
Resumo: Neste trabalho, estudamos as resoluções em Z das congruências quadáticas da forma x2 ≡ a (mod p), sendo p um número primo positivo e a um inteiro que não é divisível por p, no sentido de verificar a existência ou não de um inteiro x0 tal que x20 ≡ a (mod p). Nosso estudo é realizado através do Critério de Euler e de algumas propriedades do Símbolo de Legendre. Em seguida, estudamos um resultado indispensável, conhecido na literatura como Lema de Gauss, uma vez que, o mesmo é um ponto de partida para provar a Lei da Reciprocidade Quadrática. Essa lei conecta a solubilidade das congruências x2 ≡ q (mod p) e x2 ≡ p (mod q), em que p e q são primos ímpares distintos. Em especial, caracterizamos os primos p para os quais alguns inteiros são ou não resíduos quadráticos módulo q. Por fim, encerramos o trabalho com algumas aplicações da teoria estuda, bem como o teste de Pépin, que por sua vez, é um teste de primalidade e, também, a irracionalidade de alguns números usando a Lei da Reciprocidade Quadrática.
Descrição: ISNERI, R. J. S. Resíduos quadráticos. 2017. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14420
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renan Jackson Soares Isneri.pdfPDF - Renan Jackson Soares Isneri15.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.