Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14422
Título: Noções de geometria plana através do uso dos mosaicos
Autor(es): Barbosa, Mônica Cabral
Palavras-chave: Ensino de Geometria
Geometria plana
Mosaicos
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho se adequa no Ensino de Geometria e de uma forma mais específica seu objetivo geral busca refletir sobre a aplicação de uma atividade como metodologia de ensino sobre Geometria Plana através do trabalho com mosaicos. Inicialmente descrevemos os aspectos gerais da pesquisa, apresentando principalmente o tema e sua relação na Matemática, além do possível uso de mosaicos no cotidiano das pessoas e no contexto das Artes. A fundamentação teórica tem um cunho histórico mostrando a relação entre a Matemática e as Artes, nos mais diversos momentos do desenvolvimento da humanidade, refletindo a necessidade de novas investidas no ensino. A metodologia perpassa por uma pesquisa ação, com abordagem qualitativa, na aplicação de uma atividade com alunos do 9° Ano. Os resultados são satisfatórios, pois os alunos aceitaram o uso dos recursos didáticos como meio para relacionar os seus cotidianos com os conceitos da Geometria. Além da importância do diálogo como fator motivacional.
Descrição: BARBOSA, M. C. Noções de geometria plana através do uso dos mosaicos. 2017. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14422
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mônica Cabral Barbosa.pdfPDF - Mônica Cabral Barbosa8.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.