Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14426
Título: Ocupação do Sítio Serra de Inácio Pereira, Barra de Santana - PB e processo migratório
Autor(es): Sousa, Leandro de Oliveira
Palavras-chave: Ocupação territorial
Fluxo migratório
Economia
Data do documento: 2-Ago-2017
Resumo: O presente trabalho procurou compreender a ocupação territorial e o intenso processo migratório da localidade de Serra de Inácio Pereira em Barra de Santana/PB, tendo como objetivo geral analisar a abordagem ocupacional, econômica, migratória e cultural dessa localidade. Como objetivos específicos, compreender e mostrar para a comunidade como aconteceu a ocupação territorial desse lugar e buscar explicações das constantes migrações que vêm ocorrendo na localidade ao longo dos anos. A investigação foi realizada a partir do método qualitativo, de Richardson(1989), e o método da aplicação de questionários segundo Gil (1999). Para a realização dessa pesquisa foi utilizado como referência bibliográficas obras de autores, a exemplo de Santos (1977), Rozendahl(1995), Andrade(2004), Moreira(1978), dentre outros, que junto a aplicação de questionários e pesquisas foi possível analisar como se deu a ocupação territorial da área em estudo e apontar o problema do grande fluxo migratório que vem acontecendo nas últimas décadas, como também a questão econômica da localidade sobre o olhar da Geografia. Para se obter êxito neste trabalho foi necessário aprofundar nas pesquisas, por ser um tema ainda não estudado no lugar e por possuir escassez de material para se pesquisar, onde foi preciso a colaboração de moradores locais para se conseguir algumas informações, mesmo que informal. Os resultados mostraram que esta pesquisa teve caráter preliminar e pode ser aprofundada futuramente, especialmente no que se refere aos primeiros habitantes e às questões migratórias.
Descrição: SOUSA, L. de O. Ocupação do Sítio Serra de Inácio Pereira, Barra de Santana - PB e processo migratório. 2017. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14426
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leandro de Oliveira Sousa.pdf2.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.