Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14428
Título: Ensino de geografia e percepção espacial nas séries iniciais a partir do uso de imagens e aula de campo
Autor(es): Melquiades, Daniele Alvarenga
Palavras-chave: Ensino de geografia
Imagem
Percepção espacial
Aula de campo
Recurso pedagógico
Data do documento: 30-Jun-2016
Resumo: O ensino de Geografia nas séries iniciais tem a finalidade de contribuir para a construção das primeiras noções de espacialidade das crianças, desenvolvendo sua capacidade de interpretação, observação e percepção do espaço em que estão inseridas, a partir das suas vivências e do conhecimento que elas já possuem. Porém, na forma tradicional de se ensinar Geografia, ainda tão utilizada, os conteúdos são apenas expostos para serem memorizados pelos alunos, não permitindo que os mesmos possam contribuir para a construção do conhecimento geográfico. Para que este último seja possível, torna-se necessário que os professores da disciplina utilizem recursos e metodologias que os auxiliem a trabalhar os conceitos geográficos de forma mais dinâmica e atrativa. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar como os alunos do 2º e 3º anos do ensino fundamental de uma escola da rede privada de Campina Grande-PB percebem o espaço ao seu redor, a partir do uso de recursos tão significantes para as aulas de Geografia: as imagens e a aula de campo, e aprimorar o “olhar espacial” dos mesmos, a partir dessas estratégias. Este trabalho foi desenvolvido com base no método fenomenológico, que enfatiza a importância do sujeito na produção do conhecimento, através da percepção que o mesmo tem sobre o espaço e as relações que ocorrem nele, a partir das experiências de vida de cada um. Os procedimentos técnicos utilizados no desenvolvimento deste trabalho consistem nas abordagens sobre a temática Espaço Urbano em sala de aula, e em seguida nos trabalhos realizados com diversos tipos de imagens e também nas aulas de campo para observação e reconhecimento do espaço. Os resultados encontrados mostraram que a ida ao campo e o trabalho com os diversos tipos de imagens facilitaram a compreensão dos conteúdos de Geografia estudados em sala, a partir do que cada aluno vivencia. Com este trabalho é possível concluir que para se ensinar Geografia, em especial nas séries iniciais, torna-se imprescindível o uso de recursos e metodologias que facilitem a compreensão dos conteúdos geográficos e que faça o aluno participar da construção dos conceitos através do saber cotidiano de cada individuo e da forma que o mesmo percebe o espaço ao seu redor.
Descrição: MELQUIADES, D. A. Ensino de geografia e percepção espacial nas séries iniciais a partir do uso de imagens e aula de campo. 2016. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14428
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniele Alvarenga Melquiades.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.