Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1445
Título: Sistema público de escrituração digital: um novo cenário no ambiente contábil
Autor(es): Monteiro, Walkíria da Silva
Palavras-chave: SPED
Profissionais Contábeis
Data do documento: 2-Ago-2013
Resumo: O Sistema Público de Escrituração Digital- SPED que faz parte hoje da nova rotina dos profissionais da área contábil, foi desenvolvido com o intuito de proporcionar maior integração e informatizar a relação entre o fisco e o contribuinte facilitando assim os serviços de todos que diretos e indiretamente necessitam deste novo sistema. Nesse cenário, optou-se por abordar, de modo simplificado, o projeto SPED e também analisar como os profissionais contábeis devem se preparar para adaptarse a esta nova realidade. Tal objetivo fundamenta-se na reconhecida necessidade de algumas reformulações na contabilidade, para preparar os profissionais a atuar no mercado cada vez mais competitivo e pela reconhecida falta de que, no âmbito das transformações ocorridas no setor de contabilidade, as empresas e principalmente a classe contábil precisam para se adequar a estas transformações e não ficar por fora do SPED. Para o desenvolvimento deste artigo utilizou-se a metodologia bibliográfica, descritiva, qualitativa e documental, pois além das informações adquiridas em livros foram consideradas informações retiradas de alguns artigos que não discutiam diretamente sobre o tema proposto, mas que de certa forma influenciou na construção do entendimento do assunto. Observou-se que com o surgimento do SPED, a contabilidade necessita de profissionais cada vez mais gabaritados e dispostos a se atualizarem a cada minuto, para atuarem no mercado cada vez mais competitivo, pois se acredita que muitos não estão aptos a se integrarem ao SPED, já que não buscam se atualizar, sempre apegados a sistemas arcaicos, sem se preocupar com os desafios do futuro.
Descrição: MONTEIRO, W. da S. Sistema público de escrituração digital: um novo cenário no ambiente contábil. 2011. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1445
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Walkíria da Silva Monteiro.pdfWalkíria da Silva Monteiro369.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.