Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14453
Título: Pós-tratamento de efluentes de estação de tratamento de esgoto visando a produção de água de reúso para indústria
Autor(es): Miranda, Camila Bonfim
Palavras-chave: Reúso de água
Tratamento de efluentes
Atividades industriais
Data do documento: 17-Ago-2017
Resumo: Atualmente no Brasil, a escassez e a demanda crescente de uso da água têm gerado preocupação, pois é um recurso vital para a sociedade, daí a importância do reúso da água, que é uma alternativa eficaz para aproveitamento deste recurso, a partir do tratamento de efluentes. O presente trabalho objetivou estudar as técnicas de tratamento para o reúso de água, bem como elaborar uma proposta de pós- tratamento, com a finalidade de produção de água de reúso para aproveitamento industrial. A metodologia utilizada para coleta de dados foi a pesquisa bibliográfica, buscando assim técnicas de pós-tratamento. No presente trabalho foi apresentado uma possível alternativa de tratamento para a recuperação da água, sendo o sistema composto por lagoa de polimento, clarificação, abrandamento e osmose inversa, com a finalidade de remoção de todas as impurezas encontradas no efluente, tendo no fim do tratamento somente água pura. Nesta perspectiva, por meio do estudo realizado e das sugestões apresentadas foi possível constatar que existem inúmeras possibilidades de usos de efluentes tratados em diversos fins na indústria, porém, é necessário a aplicação de tratamentos avançados para adequar os efluentes, de modo que atendam aos requisitos de qualidade exigidos pelas atividades industriais. As alternativas de tratamento propostas neste trabalho promovem melhora significativa no efluente tratado, encontrando-se assim de acordo com os requisitos requeridos da água na indústria.
Descrição: MIRANDA, C. B. Pós-tratamento de efluentes de estação de tratamento de esgoto visando a produção de água de reúso para indústria. 2017. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14453
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Camila Bonfim Miranda.pdfPDF - Camila Bonfim Miranda12.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.