Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14455
Título: Inserção de compostagem de resíduos urbanos na recuperação de solos degradados pelo processo de desertificação
Autor(es): Crispiniano, Fellipe Farias
Palavras-chave: Desertificação
Recuperação de áreas degradadas
Compostagem
Resíduos sólidos
Data do documento: 9-Ago-2017
Resumo: O processo de desertificação tem atingindo 52% da população que habita no Estado da Paraíba. Grande parte do solo do Cariri, Seridó,Sertão e Curimataú possuem baixa profundidade e, em alguns casos existe grandes concentrações de sais, que contribui para a desertificação.O solo paraibano possui grande restrição no uso de suas terras para o desenvolvimento econômico, isso é uma se torna uma preocupação quanto ao uso excessivo da terra. Em virtude desse problema há uma necessidade de encontra soluções que possam ser aplicadas na recuperação ou prevenção dessas áreas. O adubo orgânico possui uma grande quantidade de nutrientes que podem ser inseridos na recuperação de áreas que sofrem com esses processos. O município de Pocinhos, localizado no Estado da Paraíba, possui uma população urbana de 10,164 habitantes. É produzido diariamente duas toneladas de resíduos orgânico, por ano o município chega a produzir 690 toneladas de resíduo orgânico. A aplicação do adubo pode ser feita no solo conforme a necessidade do mesmo. O solo recuperado pode ser usado na geração de renda, por meio da agricultura familiar. Foi usado, como exemplo, a aplicação de adubo para algumas espécies de leguminosas e foi obtido os seguintes resultados: pode ser recuperado a cada ano 49 hectares de terra para plantação de abóbora; 34,5 hectares para a produção de batata-doce e 69 hectares para produção de milho.
Descrição: CRISPINIANO, F. F. Inserção de compostagem de resíduos urbanos na recuperação de solos degradados pelo processo de desertificação. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14455
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fellipe Farias Crispiniano.pdfPDF - Fellipe Farias Crispiniano10.78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.