Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14484
Título: Sistematizando o trabalho socioeducativo na unidade báscia de saúde bairro das cidades I
Autor(es): Brito, Mércia Pereira de
Palavras-chave: Política de saúde
Unidade básica de saúde
Atenção básica à saúde
Estratégia saúde da família
Serviço social
Data do documento: 14-Mar-2017
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado em forma de artigo, tem como objetivo apresentar a sistematização das ações desenvolvidas no Estágio Obrigatório em Serviço Social, realizado no período de Agosto/2014 a Novembro/2015, na Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro das Cidades I, município de Campina Grande-PB. A vivência das etapas do estágio, sobretudo o período de caracterização do campo, nos levou a perceber que os usuários ficavam ociosos enquanto aguardavam pelo atendimento na sala de espera e a necessidade do fortalecimento de ações voltadas à politização da questão saúde. Diante destas constatações identificamos a necessidade de se desenvolver algumas ações socioeducativas com vistas à socialização e democratização de informações juntos aos mesmos com temas que enfocam a saúde como direito de todos e dever do Estado e no seu conceito ampliado. Para tanto, elaboramos um plano de ação com algumas atividades como roda de conversas, apresentação de cartazes e folders trabalhadas na sala de espera por acreditarmos que além de se otimizar o tempo de espera também contribuiríamos com os usuários ao colocá-los como sujeito ativo na luta pela garantia do acesso aos serviços de saúde. Ao final apreendemos que a atuação socioeducativa do Assistente Social contribui para revigorar a visão crítica dos profissionais envolvidos e desperta no usuário o sentimento de vínculo na luta pela saúde.
Descrição: BRITO, M. P. de. Sistematizando o trabalho socioeducativo na unidade báscia de saúde bairro das cidades I. 2017. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14484
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mércia Pereira de Brito.pdf502.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.