Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14488
Título: Em resgate histórico da festa dos padroeiros em Dona Inês-PB
Autor(es): Silva, Lenise Maria da
Palavras-chave: Tradição
Cultura
Momória
Devoção Religiosa
Data do documento: 2017
Resumo: Este artigo tem como objetivo expor o resgate histórico da festa de Santa Inês e São Sebastião na cidade de Dona Inês-PB, analisando as mudanças e permanências de 1970 até a atualidade. Utilizou-se a área de concentração dessa pesquisa: História, memória e cotidiano. O estudo examina significativamente a trajetória da festa, observando inicialmente os primórdios do surgimento do culto e a devoção ao santo, em seguida, aborda sobre a festa religiosa e profana na década de 1970 e na contemporaneidade. Tais enfoques estão coesos ao entendimento do afastamento e a imposição dos padroeiros, a estima à devoção pelos fiéis ao longo do tempo, a criação e a recriação do espaço sagrado e profano e a inserção de Santa Inês juntamente com São Sebastião, em meio aos conflitos, ideologias e aspectos expressivos da época. Reconstruindo desse modo, o passado a partir do presente, de modo a promover a importância significativa dos acontecimentos a sociedade, para manter viva a tradição. Para a construção deste trabalho o recurso metodológico remeteu-se a análise por meio de uma pesquisa bibliográfica (livros e teses); além de revistas eletrônicas; em fontes primárias por meio do livro de tombo e, principalmente, a metodologia da história oral, que se tornou um elemento fundamental para possibilitar o conhecimento da reconstrução dos aspectos do passado no presente. Como contribuição teórica buscou-se apoio em Alessandro Portelli, Ecléa Bosi, Eliade Mircea, Peter Burke, entre outros que abordam a temática em questão.
Descrição: SILVA, L. M. da. Em resgate histórico da festa dos padroeiros em Dona Inês-PB. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14488
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenise Maria da Silva.pdfLenise Maria da Silva879.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.