Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14490
Título: Memorial das ligas camponesas: a fundação como forma de resgate e valorização da história de luta dos trabalhadores do campo na região de Sapé-PB
Autor(es): Silva, Cristina Lima Souza
Palavras-chave: Museu
Memorial
Patrimônio Cultural
Ligas Camponesas
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho apresenta de forma breve a importância da criação do Museu Histórico das Ligas Camponesas, além de expor registros importantes, enfatiza o resgate da historiografia das lutas dos trabalhadores do campo na região Nordeste do Brasil, dispondo de fatos marcantes ocorridos no município de Sapé no estado da Paraíba por volta do ano de 1962. A valorização e preservação dos acontecimentos no período citado passaram a dispor de um espaço apropriado a partir da criação do Museu, que através dele os patrimônios cultural e material passaram a fazer parte da memória coletiva do Município de Sapé e da sociedade em geral. Essa dimensão pedagógica vem demonstrando a importância para a necessidade de manter-se vivo momentos que marcaram as lutas pelo direito a terra expondo ao público interessado à história de uma experiência de luta política camponesa na Paraíba e de várias outras pessoas que fizeram parte direta ou indiretamente do movimento das Ligas Camponesas na região.
Descrição: SILVA, C. L. S. Memorial das ligas camponesas: a fundação como forma de resgate e valorização da história de luta dos trabalhadores do campo na região de Sapé-PB. 2017. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14490
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristina Lima Souza Silva.pdfCristina Lima Souza Silva1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.