Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14493
Título: O tablet e a língua portuguesa: aprendizagens significativas na cultura digital
Autor(es): Santos, Thais Lima dos
Palavras-chave: Cultura Digital
Tablets
Ensino de Português
Língua Portuguesa
Data do documento: 2017
Resumo: Este trabalho trata de um estudo sobre a língua portuguesa e o uso do tablet no ensino médio, tendo como objetivo geral analisar a inserção da cultura digital na educação, verificando como ocorre o uso de tablets em aulas de língua portuguesa no ensino médio, na Escola Estadual Augusto de Almeida do município de Pirpirituba - PB. A utilização das tecnologias digitais na educação não pode ser discutida de forma dissociada das mudanças tecnológicas que aconteceram no mundo nesses últimos anos e que refletem no meio educacional. Pois, é a escola que forma os novos profissionais dos quais a sociedade necessita. São objetivos específicos de nosso trabalho, descrever o percurso metodológico; contextualizar a cultura digital e a educação; compreender o uso e “o não uso” de tablets em aulas de língua portuguesa. Em relação à fundamentação teórica, tomamos como base os autores Canclini (2008), Lévy (1999), Braga (2013) Figueiredo (2016), Brennand, Albuquerque, Marciel (2011), ente outros. Para o desenvolvimento deste trabalho foram feitos levantamentos bibliográficos relacionadas à cultura digital, ao uso do tablet e ao ensino de Língua Portuguesa no site de busca de periódicos da CAPES. Também foram realizadas entrevistas com professores e aprendentes, a fim de verificar o uso das tecnologias em sala de aula voltado para aula de Língua Portuguesa. Através destes estudos, pôde-se observar qual o uso que aprendentes e professores fazem das tecnologias. O presente trabalho está constituído da introdução como primeiro capitulo, e em mais três partes que se interligam e complementam os temas abordados. O primeiro capitulo aborda o percurso de pesquisa, a problemática de pesquisa e todos os elementos contidos na coleta de dados. Os terceiro e quarto capítulos abordam como tema a cultura digital no âmbito escolar e interligam-se de forma direta, relacionando o ensino às novas tecnologias. Diante dos fatos analisados, é notável o quanto os aprendentes sentem-se seguros em afirmar que a abordagem das tecnologias digitais por meio do recurso tablet influencia para uma aprendizagem de forma lúdica e favorece no aprendizado tanto dos aprendentes quanto dos professores, os quais podemos denominar como eternos aprendentes.
Descrição: SANTOS, T. K. L. dos. O tablet e a língua portuguesa: aprendizagens significativas na cultura digital. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14493
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thais Karla Lima dos Santos.pdfThais Karla Lima dos Santos979.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.