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dc.contributor.authorViana, tatiana de Mélo-
dc.date.accessioned2017-09-12T16:43:49Z-
dc.date.available2017-09-12T16:43:49Z-
dc.date.issued2016-05-10-
dc.identifier.otherCDD 365.34-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14520-
dc.descriptionVIANA, T. de. M. A educação como prática de ressocialização: a experiência do campus universitário avançado "Dom José Maria Pires" na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora - PB. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo]pt_BR
dc.description.abstractO sistema penitenciário brasileiro se caracteriza por apresentar um complexo conjunto de problemas. Um desses problemas que afeta seriamente o restabelecimento do vínculo social dos apenados, é o baixo nível de instrução. Tal fator acaba contribuindo para a reincidência dos apenados, uma vez que ao ganhar sua liberdade são barrados pela falta de oportunidade no mercado de trabalho levando-os novamente ao caminho da criminalidade e o retorno à prisão. Dessa forma, o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir o acesso do direito a educação para pessoas que vivem em contexto de privação de liberdade, destacando sua importância para o processo de ressocialização. A nossa investigação foi realizada na Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora – PB, na qual foi implantado um Campus Universitário Avançado que tem por finalidade contribuir para modificar o panorama educacional deficitário que lá se apresenta. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, na qual utilizamos como método de coletada de dados a observação direta e o uso de técnicas como aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Devido ao seu grande universo populacional a pesquisa foi feita através de uma amostra aleatória, no período correspondente a agosto de 2015 a março 2016. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à educação é primordial para o desenvolvimento sociocultural e econômico do apenado, na medida em que, além de promover formação e qualificação profissional, também permite refletir sobre sua condição e conduta social, e assim, proporcionando-lhes maiores oportunidades de reintegração social. Constatamos que para o público participante da pesquisa, a educação é o veículo que possibilitará, ao ganhar a liberdade, seu (re) ingresso no mercado de trabalho, através do qual acreditam que conquistarão melhores condições de vida.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual da Paraíba - UEPBpt_BR
dc.subjectSistema penitenciáriopt_BR
dc.subjectPessoas privadas da liberdadept_BR
dc.subjectEducação em prisãopt_BR
dc.subjectRessocializaçãopt_BR
dc.titleA educação como prática de ressocialização: a experiência do campus universitário avançado "Dom José Maria Pires" na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora - PBpt_BR
dc.typeArticlept_BR
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