Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14574
Título: Mulher e poesia: a representa da figura feminina na poesia de Otacílio Batista
Autor(es): Pereira, Janduí Xavier
Palavras-chave: Poesia
Otacílio Batista
Mulher
Data do documento: 19-Set-2017
Resumo: Vivemos em uma época em que se valoriza, na medida do possível, o comportamento considerado politicamente correto. Nesse contexto, a mulher, que aos poucos vem conquistando seu espaço na sociedade, não fica de fora. De modo que é inadmissível não reconhecer sua importância e contribuição no desenvolvimento social e econômico. Mas essa conquista é recente e ainda se observa muitas dificuldades a serem superadas no tocante ao lugar da mulher na sociedade. A sua representatividade na política, por exemplo, é uma delas, assim como tantas outras. O fato é que o papel da mulher aparece representado na literatura em todas as épocas, sendo possível delinear o seu perfil no contexto das obras literárias. Tomando como objeto de estudo a obra do escritor pernambucano Otacílo Batista, mais especificamente um de seus poemas intitulados “Mulher nova, bonita e carinhosa”, que foi musicalizado por Zé Ramalho, verificamos que a partir do próprio título identificamos a representação da mulher. Desse modo, analisaremos mais detidamente esse poema, considerando seus aspectos temático, estrutural e social, procurando observar de que maneira a mulher é representada na poesia desse poeta cantador. Trata-se de um estudo de caráter bibliográfico que toma como fundamentação teórica trabalhos que se debruçaram sobre a representação da identidade feminina em vários contextos, a exemplo de Moraes (2012), Melo (2016), Silva (2014) entre outros pesquisadores da área.
Descrição: PEREIRA, J. X. Mulher e poesia: a representação da figura feminina na poesia de Otacílio Batista. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14574
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janduí Xavier Pereira.pdf5.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.