Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14599
Título: Belas, elegantes e maternais: imagens do feminino e jogos discursivos na imprensa campinense (1945-1959)
Autor(es): Santana, Ajanayr Michelly Sobral
Palavras-chave: Feminino
Imagens
Imprensa
Data do documento: 2011
Resumo: O presente trabalho analisa as imagens e os discursos produzidos sobre o feminino na imprensa campinense na década de 1950. A fim de reconhecer a visibilidade feminina na imprensa, selecionamos os lugares e discursos na imprensa campinense sobre as propagandas de produtos domésticos e as imagens de mulheres desempenhando atividades do lar, buscando a imprensa “seduzi-las” com os novos e modelos produtos anunciados nas propagandas. Desta forma, constituímos um diálogo entre fontes escritas e iconográficas para reunir as imagens e os discursos escassos e dispersos que nos informam sobre as representações de produtos que seduziam, principalmente, o público feminino. A partir dessas imagens, buscamos compreender o jogo de intenções, contendo ou não descrição em palavras, que estimulava o/a leitor/a a produzir uma outra linguagem: a visual. Apesar desse apelo evidenciado pelas imagens sobre o feminino, não dispensamos os textos escritos, capazes de inscrever os modos e atitudes de feminilidade apoiados pelos signos da modernidade. Por fim, dialogaremos tanto com fontes escritas como as imagens fotográficas, tendo como suporte teórico-metodológico as contribuições da História Cultural.
Descrição: SANTANA, A. M. S. Belas, elegantes e maternais: imagens do feminino e jogos discursivos na imprensa campinense (1945-1959). 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14599
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ajanayr Michelly Sobral Santana.pdfPDF - Ajanayr Michelly Sobral Santana1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.