Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14600
Título: Canções que embalam. Amores sólidos, amores líquidos, infinitos (enquanto duram)
Autor(es): Barreto, Michelle Mendes
Palavras-chave: Música - relações Afetivas
Pós-modernidade
Amor romântico
Data do documento: 2010
Resumo: Algumas canções integram e marcam musicalmente o cotidiano de apaixonados que almejam um amor delicado, intenso e eterno, definido como o “amor romântico”, mas também, de apaixonados que propõem outro tipo de relação, intenso e “líquido”. Amores que já vêm prontos ou se constroem ao longo de toda uma vida ou amores que vêm prontos e vão embora. Este trabalho busca estabelecer reflexões relacionadas às interconexões entre música e representações de relações afetivas na contemporaneidade. A idéia é pensar como determinados repertórios musicais insinuam, estimulam, e ao mesmo tempo, refletem e vão constituindo comportamentos no campo das relações amorosas. Para tanto, este trabalho está organizado em 3 capítulos: no capítulo 1, intitulado “Música, Mídia e Construção dos sujeitos”, exponho questões relacionadas à circulação da música na mídia e como operam na constituição das identidades dos sujeitos. No capítulo 2, “O amor é para sempre: raio de luz e eclipse” trata das canções que cantam o amor romântico e o terceiro capítulo, “O amor não discute, vai embora”, apresenta as novas formas de amor, nestes tempos pós-modernos. Entendemos que cada época possui suas modalidades de amor e de relacionamentos e o modo como os costumes e hábitos são produzidos na e pela cultura, perpassam décadas e séculos, acabando por naturalizar o que é uma construção histórica, lembrando que os hábitos e costumes atuais não invalidam nem são superiores aos de períodos anteriores e, sim, se constroem, se produzem e se reproduzem de forma processual na cultura.
Descrição: BARRETO, M. M. Canções que embalam. Amores sólidos, amores líquidos, infinitos (enquanto duram). 2017. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em História Cultural)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14600
Aparece nas coleções:III - HC - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Michelle Mendes Barreto.pdfPDF - Michelle Mendes Barreto538.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.