Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14605
Título: A escola, o racismo institucional e ambiental: reflexões sobre Guarabira/PB
Autor(es): Nascimento, Isabel Romão Santos do
Palavras-chave: Racismo ambiental
Gestão escolar
Metodologia
Data do documento: 2014
Resumo: O trabalho apresentado trata de questões sobre o racismo institucional e ambiental, o preconceito, além de indicar especial atenção às metodologias curriculares e a gestão escolar. A pesquisa se desenvolveu a partir das observações realizadas em sala do 5º ano do ensino fundamental em uma escola do município de Guarabira. Neste trabalho são apresentadas experiências vividas em sala de aula, na condição de aluna bolsista PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) – UEPB, bem como situações da rotina escolar do/a aluno/a tanto dentro da sala de aula, como em todo espaço físico da escola. O PIBID é do Ministério da Educação, gerenciado pela (CAPES) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Tem por objetivo elevar a qualidade e a valorização do ensino e a aprendizagem dos discentes, sobretudo da escola pública. Obtivemos resultados satisfatórios e positivos quanto à aprendizagem intelectual dos educandos. O trabalho é uma Monografia de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia. As problemáticas ora questionadas nesta monografia, são de ordens relevantes, e algumas escolas não as consideram como tal, e portanto, ignora-se atitudes de agressões, deixando-as ser entendidas como brincadeiras e ou futilidades. O trabalho trata da discussão sobre o racismo ambiental e institucional tomando por base, alguns elementos funcionais de uma escola pública na cidade de Guarabira. A pesquisa foi de natureza qualitativa, em que a técnica de observação desenvolvida durante minha atuação enquanto bolsista do PIBID foi exercitada. Além da observação, utilizei atividades escritas de perguntas e respostas, tanto com os/as educandos/as quanto com alguns familiares. Neste trabalho, reitero a necessidade de uma articulação da metodologia de ensino e da gestão escolar com a realidade local, pois desta forma o fortalecimento do processo de cidadania relevando, inclusive a valorização das populações negras e indígenas, enquanto partes importantes da composição do Brasil desde a sua formação. O estudo realizado tem como objetivo divulgar a História do povo negro pobre e indígenas, que foram e ainda são excluídos, marginalizados, discriminados por preconceitos estigmatizados por uma parte da sociedade, que infelizmente desconsidera as contribuições e competências desses povos que fizeram e fazem parte da nossa história. Não há raça superior, o que existe são pessoas que discriminam e desrespeitam o Outro. Não podemos esquecer que vivemos em um país racista e preconceituoso. É necessário pensar na alteridade e não no austero, a flexibilidade nos condiciona a uma harmoniosa e respeitosa convivência.
Descrição: NASCIMENTO, I. R. S. do. A escola, o racismo institucional e ambiental: reflexões sobre Guarabira/PB. 2017. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14605
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Isabel Romão Santos do Nascimento.pdfPDF - Isabel Romão Santos do Nascimento1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.